sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Solenidade da conversão de São Paulo (Apóstolo)


Aguerrido perseguidor dos discípulos de Jesus, Paulo dirigia-se para Damasco, quando, inesperadamente, o Senhor Ressuscitado lhe aparece e Se lhe revela. Vencido pela graça, entrega-se, incondicionalmente a Cristo, que o escolhe para Seu apóstolo e o encarrega de anunciar o Evangelho, em pé de igualdade com os Doze.
Este encontro marcou profundamente a vida, o pensamento e a acção deste Apóstolo. Paulo descobriu, nesse momento, o poder extraordinário da graça, poder capaz de transformar um perseguidor em Apóstolo. Descobriu, igualmente, que Jesus Ressuscitado Se identifica com os cristãos («Porque Me persegues?»).
Mas este acontecimento foi também de importância decisiva para o desenvolvimento da Igreja. O convertido de Damasco, na verdade, será o Apóstolo que mais virá a contribuir para a expansão missionária da Igreja entre os povos pagãos.
(Fonte: Secretariado Nacional da Liturgia)
"Paulo não quer dominar, não quer assumir o papel de um tirano sem piedade. Quer servir, servir na liberdade do amor e não como escravo e bajulador, não como carregador revoltado, não mecânicamente ou por tradição. Amor serviçal é a justa palavra para expressar sua ideia de servo dos homens, sua exacta visão do principio do amor ao próximo. Ele caracteriza seu amor serviçal para fazer compreender sua missão se servir maternalmente."
(Padre José Kentenich, Espírito e procedimento de São Paulo. Palestra proferida em 29 de Junho de 1914)
Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...