quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FÉ E(M) FAMÍLIA: WE BELIEVE!

O convite, em forma de desafio, tinha chegado a 15 de Setembro. Ainda sem ideia nenhuma do que isto poderia vir a ser, pensámos que um convite recebido neste dia era irrecusável para uma Família Schoenstatteana.
Pediam-nos que orientássemos um workshop sobre «Fé e(m) Família» na atividade da Diocese (destinada a Jovens) «HiGod: Um Dia com Deus», tendo, neste Ano da Fé,um tema bem aliciante: «Fé e Jovens?! Humm… Duvido!!!».
Estaríamos à altura de dar um testemunho sobre Fé e(m) Família? À sombra do nosso Santuário-Lar, fomos partilhando o que este workshop/testemunho poderia ser… tendo como ponto fundamental a participação dos cinco membros da família!
Fomos definindo a participação de cada um, mas sempre que propúnhamos algo à nossa filha mais nova (Mariana, 5 anos), ela dizia que não! “Queres rezar Avé-Marias com os «Quase P’s»?”*Resposta pronta: “Não!”. “Queres contar uma história de Jesus com a tua Bíblia?”. “Não!
(*Aqui, é necessária uma tradução do código da Mariana: «P’s»: pessoas crescidas; «Quase P’s»: jovens; «Mini P’s»: crianças). 
A 3 de Novembro, lá fomos à Faculdade de Teologia de Braga, convencidos de que a Mariana iria apenas connosco, sem participar diretamente. Após nos termos apresentado, íamos começar o tema, quando somos interrompidos pelo protesto da Mariana: “Oh, pessoal! Ainda não rezámos as Avé-Marias!”O problema foi, depois, parar… porque ela queria rezar um terço inteiro!
Lá conseguimos explicar como Deus está presente na nossa relação de casal, como Fonte e Alimento do Amor. Deus compromete-se connosco no Sacramento do Matrimónio e nós fazemos questão de viver o dia-a-dia à luz do Evangelho, uma vez que somos uma família de fé. E a fé tem de ter consequências, senão… não é verdadeira fé!
Mostrámos o modelo de Família que nos inspira, pois queremos ser uma Família Santa…

… e os jovens gostaram de conhecer a parte de trás!
Depois, explicámos a importância fundamental de Nossa Senhora na nossa vida de casal e família, e a Catarina (a filha mais velha, quase 18 anos) contou um pouco das vivências no Santuário-Lar.

O Pedro (o filho do meio, 12 anos) quis testemunhar a importância das atividades com outras famílias que têm os mesmos ideais,e com os filhos dessas famílias da mesma idade. Referiu-se a algumas vivências do nosso curso da União Apostólica de Famílias, em particular a oração do terço adaptada a todas as idades e com diferentes dinâmicas, o que entusiasmou os jovens presentes.
Realçámos alguns pontos das intervenções do Sínodo dos Bispos, bem motivadoras para as famílias de hoje: “A família continua a ser o lugar para praticar a fé”; “Construir uma família cristã significa romper com a sociedade e seguir Jesus!”; “Muitas famílias seguem conscientemente este modelo e olham para a sua casa como a Casa de Deus.
A Mariana (a mais nova) sempre quis contar as histórias da sua Bíblia infantil ilustrada, explicando que “o anjo amarelo apareceu a Maria” (Anunciação); “depois nasceu Jesus numa caminha de palhinhas e havia uma estrela”… e, muito mais tarde, “Jesus estava sentado com amigos a comer e partiu um queijo…” (tentando explicar a Última Ceia).
No final, oferecemos a cada jovem participante (cerca de 20, nas duas sessões do workshop) uma frase do Padre José Kentenich relacionada com a fé (pensamos que o que um schoenstatteano tem de melhor para oferecer são os ensinamentos do Pai e Fundador).
Recebemos uma pequena lembrança de outro movimento presente (Missionários Combonianos), com a frase «Vem, vê, vive… vai em Missão!» Para o Ano da Corrente Missionária está bem adequada, não acham?
Família Coutinho
Família de Schoenstatt de Braga; 1º Curso da União Apostólica de Famílias

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...