sábado, 5 de janeiro de 2013

Parabéns Prof. Fernando

 
Vi, no blogue do Prof. Fernando, a notícia das 10 mil mensagens publicadas e não podia deixar de dar os parabéns em nome da equipa do "schoenstatt50aveiro". O nosso blogue é fruto do incentivo e "escola" do Prof. Fernando, a quem foi pedida ajuda para a equipa de divulgação do jubileu dos 50 anos de Schoenstatt em Portugal, em 2010. Um dos meios que nos aconselhou e para o qual nos introduziu foi precisamente a criação de um blogue. Ele mesmo abriu a conta e lhe deu o nome. Era por um ano! Continuamos, graças a vocês que entram neste espaço, mas também aquilo que vamos aprendendo do Prof. Fernando. Muito obrigada! "Pela Positiva" é sempre uma referência e para nós "leitura obrigatória"! 
Ir.M.Paula
 
 
 "O meu blogue Pela Positiva nasceu em 14 de dezembro de 2004. Já completou, portanto, oito anos de vida intensa. Hoje mesmo verifiquei que editei durante este tempo 10 mil mensagens, que estiveram abertas a mais de 730 mil entradas, registadas desde janeiro de 2005 até ao presente, com algumas interrupções de permeio, por avaria técnica.
Sem qualquer formação para além da que recebi, durante uma horita, do amigo e jornalista José Carlos Sá, que me desafiou a iniciar esta longa caminhada, ensinando-me os primeiros passos, nunca admiti permanecer no ativo todo este tempo. Foi uma caminhada de descoberta contínua, de ensaios constantes, de procura persistente, de luta contra a minha própria paciência e ignorância. E o pouco que sei também o soube partilhar com amigos que o eram ou se tornaram fiéis e que ajudei a subir para a carruagem do ciberespaço.
Disse então, na primeira mensagem, o seguinte:
«O meu propósito, a partir de hoje e neste espaço, situa-se na linha dos que apostam, no dia-a-dia, num mundo muito melhor. Não simplesmente pelo protesto, que será sempre a via mais fácil e menos estimulante, mas fundamentalmente pela defesa do bem, do belo, dos afetos, em suma, dos valores que enformam a nossa civilização.
Pela Positiva vai ser o meu lema de todos os dias, quer na análise dos mais diversos acontecimentos, quer pela divulgação do que vou lendo, quer pela defesa do que vou refletindo, quer, ainda, pela partilha de gestos, porventura ignorados ou marginalizados, que são matriz de uma sociedade mais justa e mais fraterna. De bom grado se aceitam sugestões, desde que venham pela positiva.»
Hoje, dia em que completei o bonito número de 10 mil mensagens, ainda não cheguei ao fim, porque parar é morrer. Eu quero continuar vivo, ativo, interveniente numa sociedade frágil que precisa de todos. Agora mais do que nunca.
Durante estes anos, pude contar com a preciosa colaboração de inúmeros amigos que comungam comigo ideais de uma cidadania ativa. Quero agradecer-lhes a generosa e oportuna contribuição, na senda de um mundo mais fraterno. Não os cito para não correr o risco de algum esquecimento injusto. Eles estão no meu blogue e continuam de braço dado comigo.
Para os leitores, muitos dos quais são presença assídua, aqui ficam os meus agradecimentos sinceros. Alguns já partiram, mas continuam connosco."

Fernando Martins

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...