sábado, 5 de janeiro de 2013

Missa da Solenidade da Sagrada Família


Após o Natal, a Igreja põe, diante de nossos olhos, para serem contemplados em detalhes, os diversos quadros que se sucederam ao grande acontecimento. Chama à atenção, de modo especial, a realidade da família, a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José. 
No passado dia 30 de Dezembro, vivemos mais um momento especial de graças, por nós e pela nossa família.
Foi o Dia da Sagrada Família, vivido junto à nossa capelinha, o nosso pequeno céu.
A Eucaristia foi animada pelas famílias: os cânticos, a procissão inicial com uma família a levar uma imagem da Sagrada Família de Nazaré, as leituras, e no final o beijar do menino Jesus, mostrando-nos o quanto é importante a família nos dias de hoje, mesmo com as dificuldades da vida e com falta de fé, é na família que podemos encontrar o equilíbrio. 
O celebrante, Padre Vitor, aludiu em vários momentos da Eucaristia o conceito de família e a relação que existe desde os tempos da família de Nazaré até aos dias de hoje.
«A família é muito mais que a um casamento estabelecido entre um homem e uma mulher. Família é comunhão de afetos, troca de amparo e responsabilidade.»
Depois de uma homilia, histórica e profunda o Padre Vitor surpreendeu todos os fiéis, no convite que nos fez, procurar o nosso cônjuge, se estivesse presente, e ir ao seu encontro.
Convidou-nos a dar as mãos e a rezar a oração de consagração da família - momento lindo este vivido por todos -  no final convidou-nos a dar o abraço da Paz, e a dizermos  ao outro o quanto gostamos dele.


Ó SENHORA NOSSA!  Ó NOSSA MÃE!


Nesta festa da Sagrada Família, unidos a todas as Famílias que peregrinam ao teu Santuário, onde és Mãe e Educadora, queremos neste Ano da Fé e Missão Jubilar, responder ao teu apelo e entregar-te as nossas vidas pessoais, de casal e de família. 
Sabemos que só com a Tua força e proteção, poderemos cumprir a missão que nos foi confiada, como famílias: sermos para a Igreja e para o mundo, reflexo do amor de Deus Trino, santuário de vida e amor, à imagem da Família de Nazaré.

Por isso, e na fidelidade à mensagem de Fátima, cheios de confiança e humildade, como famílias, CONSAGRAMO-NOS AO TEU CORAÇÃO IMACULADO!
(….)

A ti nos entregamos, confiando na Tua bondade; aceita a nossa consagração e vem connosco para os nossos lares; actua aí como Mãe e Educadora de cada família, para que o Amor e Vida do Pai, do Filho e do Espírito Santo, habitem e cresçam em nós. Sempre. Amén. 


O Padre Vitor no final da Eucaristia, deu-nos a bênção solene com o menino Jesus nas mãos e convidou-nos a passar pelo Santuário e oferecer (uma preocupação, um agradecimento, um familiar doente, ou simplesmente a nossa família) à nossa Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.


No final da Eucaristia, tivemos o já tradicional beijar do menino, mas desta vez de uma forma mais familiar, ou seja, foi uma família (chefes da Liga das Famílias) que nos deu o menino Jesus a beijar. 
Cheios de Fé e Amor ao próximo, regressamos às nossas casas para realizar mais um desafio lançado pelo Padre Vitor:


Abraçar, beijar e dizer o quanto gostamos das pessoas da nossa família, que por algum motivo, não estiveram presentes na Eucaristia.

Há quanto tempo já não o fazíamos?

São e Carlos Pedro

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...