sábado, 5 de janeiro de 2013

10 Minutos no Presépio!

 
De 26 de Dezembro a 8 de Janeiro realiza-se na Igreja da Santíssima Trindade, em Schoenstatt, o já tradicional encontro “10 minutos no Presépio” ao qual chegam muitas famílias todos os anos para continuar as suas celebrações de Natal. Este ano realizam-se dois encontros: às 15h00 e às 16h00.
Famílias com crianças de todas as idades chegam e enchem a Igreja, todos com o anseio de um momento de encontro com o Menino Jesus no presépio e a esperança de que os mais pequenos possam interpretar algum personagem: Maria, José, a estrela, o anjo, os pastores… todos chegam – também as ovelhinhas – para adorar o Menino.


Durante estes minutos ante o presépio, todos são convidados a refletir sobre o sentido do Natal: o que é o Natal? Os presentes, as luzes e bons desejos? Tudo isso faz parte do Natal mas na verdade celebramos o nascimento de Jesus!”


As famílias começam a chegar desde muito cedo. Os meninos e as meninas são convidados a assumir um papel de algum dos personagens, recebem um fato, sinos e estrelas e fazem uma “coreografia” em cada canto ao longo da oração.


Ninguém pode visitar o Menino de mãos vazias, por isso cada um dos assistentes escreve as suas intenções e ofertas numas estrelinhas que serão queimadas com o capital de graças no fogo de 18 de Janeiro.
 
 
Ao finalizar o momento de oração todos cantam e antes de saírem podem passar pelo túmulo do Padre Kentenich, onde encontram frases que podem levar consigo como motivação e reflexão para o início do novo ano.


Todos saem contentes – a maioria ainda fica para partilhar um chá e bolinhos de Natal no estábulo que foi decorado para a ocasião – levam para suas casas a alegria de continuar a celebrar o Natal em família.
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...