segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cultura de Aliança - Projectos Apostólicos Rumo a 2014 - Centros Pedagógicos

Os Centros Pedagógicos José Kentenich têm a tarefa de promover, nos diferentes âmbitos da sociedade, uma pedagogia que responda aos desafios modernos, e ajudar aqueles que diariamente se deparam com a missão de serem construtores de um mundo novo, mais humano, solidário e espiritual.
Por meio de palestras, publicações, acompanhamento a instituições, educadores, pais e famílias, esses Centros Pedagógicos querem ajudar a forjar uma comunidade educativa, tendo como base uma pedagogia que responda às necessidades do tempo atual.
Os Centros Pedagógicos querem transmitir a luz, que descobriram no Padre Kentenich, aos demais educadores, pais de famílias e a outras instituições, e assim poder contribuir nessa mudança tão necessária para a América Latina e para o mundo.  Isso é conseguido por meio das propostas pedagógicas de José Kentenich, em constante diálogo com a realidade e com as principais ciências que se ocupam da problemática educativa.
Unindo nossas forças!
Os centros pedagógicos kentenichnianos já são uma realidade em vários países, como Porto Rico, Equador, Argentina, Chile, Paraguai e Brasil.
Com o objetivo primordial de compartilhar riquezas e conhecer os pontos fortes de cada um dos Centros, aconteceu, em agosto de 2009, em Novo Schoenstatt (Florencio Varela / Argentina), o primeiro encontro dos Centros Pedagógicos Kentenichnianos. Participaram representantes dos Centros Pedagógicos Kentenichnianos de alguns países da América Latina: Equador, Chile, Paraguai, Argentina e Brasil. Os participantes elaboraram a seguinte declaração:
  • Agradecemos a Deus e à Mãe de Deus por estarmos reunidos e podermos manter esse entrosamento.
  • Reconhecemos este encontro como um marco na reflexão pedagógica em torno de nosso Fundador e na história de nossos centros.
  • Somos conscientes de que o futuro desta união na diversidade necessita de um forte cultivo do espírito, interpretação dos sinais dos tempos e uma estrutura dinâmica que o permita.
  • Colocamos à consideração das nossas respectivas comissões diretivas a intenção de nos associarmos, gerando uma instância comum que possibilite a articulação e maior desenvolvimento de cada um dos centros – atuais e futuros – respeitando sua originalidade, assim como ideias e projetos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...