terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cortejo dos Reis na Gafanha da Nazaré


"Como manda a tradição, a estrela de Belém indicará o caminho a partir da Remelha até à Igreja Matriz. É certo que ela desaparece quase no fim do cortejo, mas todos acabarão por descobri-la pouco depois, ou não seja ela a Nova Luz da Humanidade, o próprio Deus Menino.


O Cortejo dos Reis é a festa por excelência dos gafanhões, tal o movimento que gera e a mobilização que provoca entre toda a população. Os autos natalícios, os cânticos harmoniosos, o objectivo comum de homenagear o Menino, os grupos que se constituem, as prendas de toda a gente, tudo contribui de forma bastante significativa para uma festa diferente e geradora de fraternidade.
Os autos apresentados durante o Cortejo têm passado de geração em geração por via oral e que saibamos, só em 1947 aparece um manuscrito que serviu de guião quase até aos nossos dias, possivelmente escrito por Manuel Caçoilo da Rocha.


O povo, com os seus presentes, vai entrando na festa durante o percurso. Vive os autos natalícios, pede contributos para o Menino Jesus, canta e no final, depois de recusar as manhas do Rei Herodes que queria, traiçoeiramente, liquidar o filho da Virgem Maria, entra na Igreja Matriz para beijar a Nova Luz do Mundo, o Deus Menino, entoando os cânticos mais belos, sempre enternecedores."


Uma réplica do Santuário de Schoenstatt, onde Maria nos conduz ao seu filho, Jesus, também participou neste Cortejo, embelezando o carro que a Juventude de Schoenstatt preparou.


"Vamos todos pastorinhos, vamos todos a Belém, adorar o Deus Menino, nos braços de Sua Mãe.

Uma estrela brilhante, brilhava nos altos céus, para guiar os três Reis, foi enviada por Deus.

Já o Anjo apareceu, cantemos com alegria, já os três Reis visitaram o Filho da Virgem Maria."

Nota: O texto foi elaborado com base num trabalho do Professor Fernando Martins, publicado no Jornal Timoneiro de Dezembro de 2012. Foi também utilizado um pequeno excerto do livro "Cortejo dos Reis - Apontamento Histórico", publicado pela Paróquia da Gafanha da Nazaré.
As três últimas linhas, são trechos dos cânticos entoados durante o Cortejo dos Reis.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...