quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

1 Dezena para 1 Amigo


1 Dezena para 1 Amigo foi este o tema que o grupo Avé-Maria, em conjunto com os seus filhos, escolheu para a caminhada de Advento!
Estando coroada a nossa Mãe Peregrina como Rainha da Missão e estando nós a viver o Ano Missionário, surgiu a ideia de criar uma dinâmica à volta deste tema.


Sendo assim, foi feita uma tela na qual estava desenhado o terço missionário em que cada mistério correspondia a uma família. Cada família tinha a sua cor e todas as semanas ia ao santuário buscar um propósito – ir à missa durante a semana, rezar o terço em família, ver um filme em família, ir visitar os avós, rezar antes e depois das refeições, dar uma volta de bicicleta… - com o propósito devidamente cumprido os elementos da família iam colocando a sua impressão digital em cada Avé-Maria.


Para além dos propósitos que tínhamos de ir cumprindo ao longo das várias semanas, tínhamos também de rezar pelo amigo que nos calhou (tirado à sorte) pois era uma forma de estarmos todos ligados e nos lembrarmos sempre uns dos outros. Cabia então a cada um de nós que no dia da revelação oferecesse uma dezena ao nosso amigo com a respetiva cor da sua família, sendo assim uma pequena lembrança em que depositámos algum do nosso tempo e carinho para aquela pessoa.
Depois de um serão bem passado com o grupo todo reunido a fazer a entrega das dezenas e a finalizar a nossa tela com as fotos de família sentimos que através desta dinâmica fortalecemos os laços entre todos.


Assim como existe um fio que suporta e liga todas as contas do terço, também nós devemos tecer o fio que ligue as pessoas e as famílias como uma rede. Este fio só pode ser construído com oração, amizade, entreajuda, capital de graças e muita dedicação!

Família Vilarinho Santos

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...