domingo, 13 de janeiro de 2013

Cortejo dos Reis na Gafanha da Nazaré - Preparativos


O Cortejo dos Reis é uma festa mais que centenária que anima as ruas da Gafanha da Nazaré, no Domingo mais próximo do dia 6 de Janeiro. Neste ano de 2013, o dia 6 de Janeiro, coincidiu com um Domingo, pelo que o Cortejo de realizou precisamente no Dia de Reis.
A origem deste Cortejo remonta a tempos anteriores à criação da freguesia que ocorreu em 1910. Sabe-se que nos primórdios deste Cortejo, este não se realizava nos moldes actuais. As pessoas, individualmente ou em grupo, encaminhavam-se no dia aprazado para junto da antiga Capela existente na Chave, que serviu de matriz até à abertura da actual Igreja, que aconteceu em 14 de Janeiro de 1942.


Junto da Capela realizavam-se cerimónias próprias da época litúrgica, enquadrando-se nelas, segundo relatos orais dos nossos avós, algumas cenas de teatro religioso, posteriormente ampliadas e melhoradas.


Como habitualmente, o Movimento Apostólico de Schoenstatt, participou neste Cortejo dos Reis, através de um carro preparado pelas Juventudes (Feminina e Masculina). Mostramos algumas fotografias que documentam a "azáfama" que envolveu a preparação do carro.

(Texto elaborado a partir de um trabalho do Professor Fernando Martins, publicado no Jornal Timoneiro de Dezembro de 2012).

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...