domingo, 20 de janeiro de 2013

20 de Janeiro de 1942 - 2º Marco Histórico do Movimento de Schoenstatt


"Neste dia 20 de Janeiro, celebramos mais um aniversário de uma decisão muito importante na vida do Padre José Kentenich. Alguns, explicam este momento, dizendo que o Padre Kentenich decidiu nesse dia ir para o campo de concentração. Mas, o que na verdade o Pai e Fundador fez, foi aceitar  livremente colocar a sua vida, na vontade de Deus. Isto, foi o que realmente ele fez.
O mais importante nesta decisão, não foi o resultado final, o facto de viver no campo de concentração de Dachau, durante mais de três anos. O Padre Kentenich chegou a dizer, que se Deus lhe tivesse pedido nesse dia, para simplesmente mover um dedo, esse gesto teria sido tão heróico como ir para Dachau. Porque o heroísmo na nossa vida, deve estar em percebermos o que Deus realmente nos pede.
A atitude heróica do Padre Kentenich foi perceber que Deus lhe pedia para entregar a sua liberdade física, como oferta para a liberdade e santidade de toda a Família de Schoenstatt.
As Irmãs de Maria e restante Família de Schoenstatt, tinham conseguido quase um milagre. Tinham conseguido que o médico da prisão se mostrasse disposto a declarar o Padre Kentenich "não apto para o campo de concentração", devido a uma deficiência pulmonar de que sofria.
A Família de Schoenstatt estava feliz por ter encontrado esta solução. O prazo para que o Padre Kentenich se decidisse a dar parte de doente, terminava às 5 horas da tarde desse dia 20 de Janeiro de 1942.
O Pai e Fundador decide, que não quer servir-se de nenhum meio humano para evitar a sua ida para o campo de concentração. Ele confia cegamente em que Maria vencerá e logrará, se isto estiver nos planos de Deus, evitar a sua ida para Dachau.
E se isto não puder ser evitado, é porque esse caminho será o melhor para ele (Padre Kentenich) e para toda a Família de Schoenstatt."
(Excerto da Homilia de 20 de Janeiro de 2013, do Padre Carlos Padilla Esteban)

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...