sábado, 30 de junho de 2012

Quando as grades separam...

(Reclusas recebem a visita da Mãe Peregrina Original)

Vi esta imagem no site da Mãe Peregrina do Brasil onde se encontram várias notícias sobre a visita da Imagem Original da Mãe Peregrina. Lembrei-me imediatamente da prisão de Tires, onde as prisioneiras também recebem a visita da Auxiliar (cópia da imagem original) da diocese de Aveiro. A Mãe Peregrina Original que o João Pozzobon levou a tantos estabelecimentos prisionais não esqueceu, nesta sua viagem tão festiva a lugares tão importantes e com muita vida apostólica, de visitar aquelas que não podem ir ao seu encontro. Uns momentos diante da imagem, um olhar para Nossa Senhora pode tocar os corações. Sentirem-se amadas é força para mudar de vida, para conseguir superar esta fase de maneira mais serena e confiante. Quando se está privado de tudo, quando o tempo parou, quando não se tem o que se quer ou quem se quer perto de si, então só resta descobrir o essencial da vida. Por isso é uma oportunidade para descobrir a riqueza do próprio mundo interior, explorar e crescer no essencial, naquilo que permanece para sempre. O secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, em Aveiro, recebe muitas cartas de prisioneiras do Estabelecimento Prisional de Tires contando sobre os pequenos milagres interiores que vão acontecendo com elas no caminho que fazem com a visita da Mãe Peregrina. Ela é quem lhes dá força para se levantarem nas recaídas, essencialmente quando descobrem, que independentemente do que fizeram, Deus ama-as e que não há passado que impeça de terem um futuro feliz. Nossa Senhora chega, acolhe-as no seu coração maternal, oferece forças necessárias para uma transformação interior a quem abre o seu coração e mostra-lhes que a vida delas tem um sentido, que os obstáculos na vida são desafios para vencer. Importante é recomeçar. O nosso fundador, P.José Kentenich dizia: “Cada nova decisão significa um crescimento da liberdade interior!”

MP

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dia de São Pedro e São Paulo


Desde o século III que a Igreja une na mesma solenidade os Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, as duas grandes colunas da Igreja. Pedro, pescador da Galileia, irmão de André, foi escolhido por Jesus Cristo como chefe dos Doze Apóstolos, constituído por Ele como pedra fundamental da Sua Igreja e Cabeça do Corpo Místico. Foi o primeiro representante de Jesus sobre a terra.
S. Paulo, nascido em Tarso, na Cilícia, duma família judaica, não pertenceu ao número daqueles que, desde o princípio, conviveram com Jesus. Perseguidor dos cristãos, converte-se, pelo ano 36, a caminho de Damasco, tornando-se, desde então, Apóstolo apaixonado de Cristo. Ao longo de 30 anos, anunciará o Senhor Jesus, fundando numerosas Igrejas e consolidando na fé, com as suas Cartas, as jovens cristandades. Foi o promotor da expansão missionária, abrindo a Igreja às dimensões do mundo.
Figuras muito diferentes pelo temperamento e pela cultura, viveram, contudo, sempre irmanados pela mesma fé e pelo mesmo amor a Cristo. S. Pedro, na sua maravilhosa profissão de fé, exclamava: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo». E, no seu amor pelo Mestre, dizia: «Senhor, Tu sabes que eu Te amo». S. Paulo, por seu lado, afirmava: «Eu sei em quem creio», ao mesmo tempo que exprimia assim o seu amor: «A minha vida é Cristo»!
Depois de ambos terem suportado toda a espécie de perseguições, foram martirizados em Roma, durante a perseguição de Nero. Regando, com o seu sangue, no mesmo terreno, «plantaram» a Igreja de Deus.
Após 2000 anos, continuam a ser «nossos pais na fé». Honrando a sua memória, celebremos o mistério da Igreja fundada sobre os Apóstolos e peçamos, por sua intercessão, perfeita fidelidade ao ensinamento apostólico.

Hoje dia 29 de Junho, a Igreja celebra o dia dos Apóstolos Pedro e Paulo. Pelo facto de serem considerados, os dois grandes pilares da Igreja, publicamos este pequeno texto retirado do site do Secretariado Nacional da Liturgia.

Fami e Paulo

O desafio de viver


"O desafio de viver" é o tema do 9º ano de catequese. No final deste ano, tenho que realçar o momento proporcionado por estes adolescentes da paróquia da Gafanha da Nazaré na festa da comunidade, no passado dia 16 de Junho no Centro da Mãe do Redentor. Eu sou catequista de alguns destes adolescentes e por isso acompanhei-os na breve preparação para este dia comunitário, em que cada ano de catequese deve fazer uma apresentação. Nestas idades nunca é fácil motivar para uma "festinha" da comunidade, especialmente quando estavam a um dia do exame nacional de português. Mas no final, eu estava orgulhosa pela coragem daqueles adolescentes que aceitaram o desafio de subir ao palco, tocar e  cantar em grupo, mesmo tendo ensaiado só durante duas horas. Estou "orgulhosa" deles porque o resultado foi muito bom, mas estaria também se assim não tivesse acontecido. Sempre ouvimos que o importante é participar, mas com adolescentes depende sempre do resultado, pois estão na idade em que a confiança em si mesmos vacila constantemente. Disso falava a "dor de barriga" que sentiam momentos antes ou a preocupação de não sair bem e desiludir os pais que estavam lá para ver o melhor dos seus filhos ou mesmo não "fazer figura triste" perante os colegas. Com os pequeninos é diferente, mesmo que não façam nada, subindo ao palco já são motivo de alegria e orgulho dos pais e se erram até têm "graça".
O 9º ano tocou e cantou a melodia "Jesus Christ you are my life" com letra adaptada ao caminho percorrido ao longo do ano de catequese, sob o lema "Desafio de Viver".


Esta festa foi também o momento dos pais do projeco "Nós, Deus e os filhos" receberam um pequeno presente pela etapa conseguida. Assim, foram chamados os pais que frequentaram as reuniões deste projeto que tem a duração de três anos. Este ano os pais das crianças do 3º ano concluíram este desafio proposto pela paróquia e que é coordenado por casais pertencentes a diversos movimentos, entre eles casais da Obra de Schoenstatt.

Catequista Irmã Paula


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Gertraud Condessa Von Bullion


No dia 17 de Junho de 2012, na Gafanha da Nazaré à sombra do Santuário Tabor reuniu a Equipa Padre José Kentenich, encontro alargado a todas as pessoas que puderam e quiseram participar. 
Esta equipa surgiu desde alguns anos como uma bênção, cuja tarefa é divulgar o carisma e missão do Padre Kentenich, dando-o a conhecer ao maior número possível de pessoas, para que desperte a veneração do povo a este servo de Deus e assim se apresse a sua canonização no jardim da Igreja. 
Ele não vai sozinho neste caminho como foi dito, mas com aqueles que com ele foram fiéis ao projeto de 18 de Outubro 1914 pela Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt no Santuário. Foram apresentadas sínteses do caminho de santidade de sete heróis, com processos de beatificação em curso. Coube-me a tarefa de apresentar Gertraud Condessa von Bullion.


Gertraud, descendente de uma família nobre da alta burguesia, uma Condessa, nascida a 11 de Setembro de 1891, para governar, decide-se para servir. “SERVIAM, QUERO SERVIR”, mandou gravar mais tarde na sua medalha de Consagração. Seus pais se preocupavam em despertar nos filhos o sentido para o bem e o belo. Portanto, desde a infância que Gertraud foi agraciada com uma atmosfera familiar que muito contribuiu no seu caminho de santidade e dos seus grandes ideais. Os frutos desta educação começam já no dia da sua 1ª Comunhão em que ela expressa o seu primeiro desejo”Querido, Deus, faça com que eu nunca cometa um pecado mortal”. Decide-se pela beleza e o encanto da Eucaristia e comunhão diária, mesmo tendo de vencer grandes sacrifícios. 
Momento decisivo no seu caminho de santidade veio a ser a Primeira Guerra Mundial. Seu pai e seu irmão, oficiais do exército são convocados para o campo de batalha. Gertraud decide-se a ir também, onde vai servir com enfermeira da Cruz Vermelha. Durante o tempo na guerra, Gertraud conheceu alguns jovens congregados de Schoenstatt, também alistados nas fileiras, que lhe prestam ajuda na preparação das Eucaristias aos Domingos e celebração no mês de Maio. Admira nestes jovens no meio da difícil situação por constantes e terríveis bombardeamentos o exemplar heroísmo nas virtudes humanas e cristãs, que despertam nela não só o interesse por schoenstatt, mas pelo seu Fundador.


Mal acaba a guerra, procura encontrar-se com o Padre José Kentenick, e pergunta-lhe se não haveria lugar também para ela na Obra de Schoenstatt. A esta ousada pergunta de Gertraud, Deus dá resposta pela Fé Prática na Divina Providência, pois já a 8 de Dezembro de 1920, Gertraud e sua prima fazem a sua Consagram, pela qual é fundada a primeira Comunidade feminina em Schoenstatt, a União Apostólica Feminina. “Senhora, Mãe, todo o meu amor para o teu Jesus, toda a minha força para as almas, como teu instrumento”. Gertraud a primeira semente co -fundadora da ala feminina tão decisiva no movimento de Schoenstatt. 
Padre Kentenich orientou de tal modo Gertraud, que ela em breve espaço de tempo, pela Aliança de Amor com a Mãe, Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, conseguiu atingir tão elevado grau de santidade.
Porque na guerra contraiu o bacilo da tuberculose, sua vida na terra foi curta, pois faleceu a 11 de Junho de 1930, com 38 anos. 
Existem pagelas, novenas e uma biografia intitulada “Gertraud von Bullion- Serviam Resposta de Amor”, pois trata-se de alguém que pelo seu grau de heroísmo, pode ser referência para os desafios do nosso tempo.

Alaíde Amorim
União Apostólica Feminina                                 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Coroação da Mãe Peregrina em São Julião da Barra (Lisboa) - 27 de Maio de 2012

A Mãe escolheu este dia santificado e Ela sabe bem o porquê. Estava a Igreja do Alto da Barra divinalmente ornamentada. Ao entrar sentia-se a força do Espirito Santo, com a presença da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt que enchia de alegria e força o coração de todos nós.
O céu tocava a terra.
A Igreja estava cheia e com convidados especiais da Família de Schoenstatt, o Padre José Melo, a Irmã Elisa, a Miti e o Rui, representantes da paróquia de Paço de Arcos, a Carla Farelo e tantos outros convidados da mesma jornada.
A Missa foi muito serena e profunda. A homília do Padre Melo encheu-nos o coração de conhecimento, profundidade e clareza, sobre o que significa coroar a nossa Rainha.
Momento solene: a benção e coroação das imagens peregrinas das paróquias do Alto da Barra, Oeiras e Nova Oeiras, como Rainha das Famílias.
De uma beleza que só Maria com a sua coroa nos pode oferecer.
A bênção final das portadoras das imagens reforçou ainda mais a responsabilidade da Missão.
O almoço partilhado, momento de convivio e partilha, com dois bolos grandes, que além de estarem deliciosos, eram a expressão do amor, um tinha a imagem da Mãe Peregrina, o outro tinha a coroa.

O terço às 17 horas foi com o Santíssimo exposto, que bom sentirmos o nosso Jesus, com a sua e nossa Mãe, junto de nós.
Nas suas presenças divinas, foram entregues as Imagens aos portadores, com muita ordem e solenidade, comprometendo-nos assim com a nossa Missão.

Elisa Morais 

terça-feira, 26 de junho de 2012

Padre Kentenich, caminho seguro que conduz à santidade


O encontro nacional do Secretariado Padre Kentenich e Irmã M. Emilie Engel que se realizou no dia 17 de Junho tinha por objectivo mostrar como o Padre Kentenich conduzia e ainda hoje conduz as pessoas no caminho da santidade.
Este encontro foi organizado pela Equipa Padre Kentenich que é composta por representantes dos 4 centros onde há Santuários. Foi apresentada uma síntese da vida de 6 heróis de Schoenstatt (José Engling, Gertraud Von Bullion, Beato Carlos Leisner, Maria Emilie, Mario Hiriart e João Pozzobon) para mostrar como eles foram conduzidos pelo Pai e Fundador no caminho da santidade.


Neste dia tivemos a grata surpresa de poder contar com a presença do Padre Miguel Lencastre que deu um belíssimo testemunho da sua vivência com o nosso Padre Kentenich. Além disso na homilia, mostrou-nos da importância das pessoas que lançaram as sementes e fizeram frutificar Schoenstatt em Portugal, falou da contribuição do Brasil e neste contexto mencionou algumas pessoas como a Ir. M. Custódia, a Ir. M. Iracema, o P. Celestino, João Pozzobon que passou por Portugal quando foi a Schoenstatt e Roma.


Na parte da tarde foi coroada a imagem Peregrina da equipa como Rainha da canonização do Padre Kentenich, os participantes puderam incluir-se, colocando uma pequena coroa de papel na talha.
Na parte da tarde a Antonieta Magalhães deu um testemunho da forma como ela conheceu o Padre Kentenich e como aprendeu a chamá-lo de Pai. Além disso contou do seu trabalho voluntário na prisão de Tires em Lisboa, onde ela desperta nas reclusas um grande amor a Mãe e Rainha e ao Pai e Fundador. Com elas fez a lembrança do encontro em formato de capelinha com os três pontos de contacto. Este testemunho impressionou muito, pois mostrou que o Padre Kentenich chega a todos se nós o levarmos.


No final do encontro estabelecemos metas a curto, médio e longo prazo que consistem em encontrarmos formas de dá-lo a conhecer ao maior número possível de pessoas, procurar conhecê-lo melhor e rezar pela sua canonização. Porém o desafio maior consiste em deixar-nos conduzir por ele no caminho da santidade canonizável.


Durante o encontro lançamos o desafio de formarmos a Equipe Irmã M. Emilie Engel, através da qual vamos tentar fazer um trabalho em conjunto. A ideia é através de um tema interessante como: «Mulheres em missão» mostrar que a mulher se sente feliz e realizada quando descobre que tem uma missão a cumprir.


Agradecemos a todos os que se empenham pela Causa de Beatificação do Padre Kentenich e Irmã M. Emilie Engel.

Pela Equipa, Irmã Maria Elisa.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Acampamento da Federação das Famílias de Espanha junto ao Santuário de Aveiro


Na Gafanha da Nazaré, existe um Santuário de Schoenstatt rodeado de acácias, hortenses, ciprestes, pinheiros e mimosas.
Ali, sente-se o cheiro do mar porque não muito longe está o Oceano Atlântico, espraiando as suas ondas nas intermináveis praias de areia branca.
Junto ao Santuário, têm casas os Padres e as Irmãs de Maria de Schoenstatt, cujas portas se abrem para todos aqueles que queiram conviver com a Mãe, num ambiente tão propício.
Por isso, 44 adultos pertencentes aos três primeiros cursos da Federação das Famílias de Espanha, acompanhados de 60 crianças, decidiram realizar aqui o seu acampamento.
As previsões meteorológicas anunciavam chuvas e ventos fortes, mas a Mãe com a sua mão decidida e suave, soube detê-los para que as crianças pudessem desfrutar de grandes passeios, corridas e jogos de futebol.
Deteve a chuva para que as Missas tivessem lugar no Santuário com as portas abertas e permitiu também que os mais pequenos construíssem cabanas debaixo das árvores.
Imersos na corrente do Ano do Santuário, o tema de formação, versou sobre os Santuários Lar, seus ideais, sua revitalização e seus símbolos.


Voltámos assim a encontrarmo-nos com a riqueza e a originalidade deles. Às vezes, interrogo-me se estamos mesmo conscientes da graça que significa ter a Mãe Três Vezes Admirável, na nossa própria casa.
Ela não é apenas mais uma convidada, toma posse daquele lugar do qual sempre saímos e ao qual sempre retornamos: aquele lugar onde se forma a nossa história matrimonial e familiar. Esse lugar onde os filhos são educados sob o seu manto e onde se assim o permitirmos, tudo envolve, tudo preenche.
Mas isto não é tudo. Cada Santuário Lar, tem a sua originalidade, escolhe um momento da vida de Jesus, para seu ideal e tem portanto uma missão concreta.
Permite desenvolver as características próprias de cada família, acolhe todo o bem que existe nela e através dela o transforma em bênçãos para a Igreja e para o Mundo. Cada Santuário Lar é uma terra cálida e familiar, onde os nossos filhos em conjunto connosco, de mão dada com Maria, vão vendo o nascimento, o despertar de um novo mundo. Podemos confirmar, pelas experiências compartilhadas, que Belém, Nazaré, o Tabor, o Gólgota, Betânia, Emaús e o Cenáculo, são momentos e lugares que se revivem no Santuário Lar, são ideais que transformam a atmosfera em algo quase sagrado, onde sem entraves a vida flui em torrentes, sem quase darmos conta.


A formação, os jogos do acampamento, a convivência alegre e a presença do Santuário da Gafanha da Nazaré entre nós, fizeram que regressássemos a Espanha com os corações inflamados, dispostos a dar nova vida aos nossos Santuários Lar e dispostos também a caminhar até 2014 “fiéis às origens e novos fundadores para o futuro”.
Não me deixa de surpreender a originalidade da pedagogia de Schoenstatt, que se serve sempre de acampamentos ou encontros, seja de famílias, rapazes, raparigas ou peregrinos, para converter em vida, a fé que nasce em cada um e também inversamente, espiritualiza e eleva cada gérmen de vida por mais pequeno que este seja.
Que afortunados somos de poder participar neles e que responsabilidades implicam estes dons.

Barbara De Francesci
(Federação das Famílias de Schoenstatt de Espanha)


Nota: Este acampamento realizou-se de 28 de Abril a 1 de Maio de 2012. Agradecemos ao Padre Carlos Padilla e à Bárbara, por terem enviado este texto).

Arraial dos Santos Populares - 1


Sardinhas broa e dança
Tudo vale no São João
Sinto o orvalho no ar
Lá se vai o meu balão.


De manhã, trabalhou-se a preparar tudo, para que à noite não falhasse nada.


No entanto, houve tempo para cantar os parabéns e desejar felicidades ao Paulo e à Rosinda, que comemoraram no Sábado, 22 anos de aniversário de casamento.
Muita felicidades e que comemorem muitos mais, em conjunto com os filhos (na fotografia, falta o Diogo que chegou mais tarde).


A cozinhar o sempre apetecido, caldo verde.

Às vezes canta-se a São Pedro
Zanga-se o São João
A sorrir Nossa Senhora
Apazigua a questão


A grelha, onde se assavam as sardinhas (havia também febras)...


As Irmãs de Maria também vieram jantar connosco. A sua presença é muito importante, pois são elas que cuidam de toda a Família de Schoenstatt, para que tudo corra sempre bem.


O Padre Carlos Alberto, foi dando informações importantes ao longo da noite (nomeadamente o evoluir do resultado do França - Espanha, para sabermos qual seria o adversário da nossa selecção na próxima quarta-feira).



Finalmente, os dois grupos (Amigos da Sexta e Migrantes) que animaram a noite com músicas e canções, tornando-a ainda mais alegre.

Depois de tudo isto, apetece perguntar: para a semana há mais? Claro que não, agora só para o ano.

Fami e Paulo

domingo, 24 de junho de 2012

Um sábado às 11 horas

A vida à volta do Santuário de Schoenstatt da diocese de Aveiro


O Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro vive, especialmente durante o verão, muitas concentrações de peregrinos organizadas pela Pastoral do Santuário ou pela Campanha da Mãe Peregrina. Mas há também os pequenos grupos de convívio que se organizam e fazem uma visita ao Santuário. No passado sábado, pelas 11 horas, quando saí da Casa Padre Kentenich com destino ao Santuário, encontrei quatros grupos que vieram ao Centro Tabor. No Santuário estava um grupo de Coimbra, que pertence ao Movimento da Mensagem de Fátima, a participar da Santa Missa celebrada pelo seu pároco. No final, a Ir.Maria Nádia, da Pastoral do Santuário, introduziu os peregrinos sobre a espiritualidade de Schoenstatt.


Ao mesmo tempo, várias pessoas vinham ter comigo e perguntavam pela "missa do P. Miguel Lencastre". Eram os seus amigos de juventude que chegavam também de Coimbra. Traziam agora suas famílias, os filhos e netos para o convívio anual com o Padre Miguel, reunindo-se neste local para a celebração da Eucaristia. Como o Santuário estava ocupado, optaram pelo salão do Centro Tabor.


Horas antes, um grupo da catequese de Canidelo, diocese do Porto, chegava a este local para passar o dia. Depois da saudação a Nossa Senhora no Santuário, a Ir.Maria Francisca, junto ao nicho, explicou um pouco da história deste Santuário. Passaram o dia em convívio, junto com os seus catequistas, fazendo muitas atividades na mata e na casa da juventude.


E no regresso à Casa Padre Kentenich ainda cruzei com um pequeno grupo de catequese de uma paróquia da nossa diocese. Na foto vemos os catequistas, o sacerdote e dois dos jovens conversando com a Ir. Cristina Maria.
O Centro Tabor é um espaço aberto a todos que proporciona um ambiente de recolhimento, de alegria e convívio. 

MP 

Irmão de Maria de Schoenstatt - Causa de Beatificação

(vídeo em espanhol)

Sobre Mario Hiriart, do Instituto Secular dos Irmãos de Maria de Schoenstatt, disse o Padre Kentenich:
"Ele encarnou o ideal a que todos nós aspiramos."


As mães preparam o dia da sua Aliança de Amor


Num dia à tarde, reuniu-se na Casa Padre Kentenich um pequeno grupo de mães para preparar o dia da celebração da sua Aliança de Amor, marcada para 18 de Junho. Depois de um ano de preparação espiritual, orientadas pela Ir. Cristina Maria, estas mães escolheram os símbolos para a vela da Aliança de Amor, que simboliza a renovação consciente do batismo. Foi um caminho percorrido na "Corrente de Aliança para mães" no Ano do Santuário. Parabéns!

MP


sábado, 23 de junho de 2012

Arraial dos Santos Populares


Realizou-se hoje, o arraial dos Santos Populares, organizado pela Liga das Famílias do Movimento de Schoenstatt.
Mostramos algumas das imagens deste evento. Amanhã, haverá mais fotografias.
Parabéns à Liga das Famílias, pelo excelente serão que nos proporcionou.





Fami e Paulo

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Missa da Aliança em 18 de Junho de 2012


"Toda a história de aliança da Família de Schoenstatt desenvolveu-se sempre em torno do Santuário. A vinculação ao Santuário sempre significou um fortalecimento extraordinário da vida interior e da capacidade de entrega e projecção apostólica da Família.
O "coração" de Schoenstatt é e continuará sempre a ser a Aliança de Amor com Maria, selada pelo Padre Kentenich e a geração fundadora, no Santuário de Schoenstatt. Ao incorporarmo-nos na Aliança de 18 de Outubro de 1914, incorporamo-nos numa história viva que deverá continuar nas nossas vidas.


A partir da nossa Aliança de Amor, Schoenstatt viverá em e através de nós e de certo modo, a sua fecundidade na Igreja e no mundo, dependerá de nós. A luz que deve guiar a nossa vida será a fidelidade: a Maria, ao Santuário, ao Fundador e à missão de Schoenstatt para a Igreja e a sociedade."


Na passada segunda feira, dia 18 de Junho, celebrámos o dia da Aliança, no Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro, com Missa, a queima do Capital de Graças e com a Aliança de Amor de um grupo da Liga das Mães.
Parabéns a estas mães que selaram a sua Aliança de Amor, com Maria.

Fami e Paulo

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ao contemplar a Peregrina Original...

... contemplo uma história de fé, de amor, de sacrifício, de santidade. Contemplo o atuar de Deus em nosso tempo.


Ir. M. Nilza P. da Silva - Ao olhar para a tua imagem, Peregrina Original, vejo uma história de lutas, sacrifícios, santidade e de vitórias. As marcas do tempo deixaram sinais em ti e em cada sinal vejo o amor materno da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt que se estabelece no Santuário e dali parte levando graças, escrevendo páginas de 62 anos de história.
No desgaste da cor de tua estampa, vejo todos os olhares que a ti se dirigiram e se dirigem, suplicantes, confiantes, agradecidos. Com quantos olhares o teu olhar já se cruzou no decorrer das tuas caminhadas, desde o dia 10 de setembro de 1950! É na luz desses teus olhos que o Diácono João Luiz Pozzobon encontrou o olhar de Deus, acendeu o seu amor e tornou-se santo.
Boa Mãe, olha também para mim! Olha para cada um que te encontrar! Olha-nos no coração, com a mesma força de transformação que olhaste para Pozzobon e para tantos que deram a vida pela tua missão.
Mãe Peregrina Pioneira, nos riscos da tua imagem vejo as lutas que travaste. És general no campo de batalhas! Não medes esforços para ir ao encontro dos filhos, onde quer que eles se encontrem. Multiplicaste esta imagem em milhares de outras Peregrinas: da família, da escola, da prisão, das empresas, das crianças, das universidades…  Em milhares de imagens, nos diferentes tipos e tamanhos, vais procurar os corações dos teus filhos e levá-los a um encontro pessoal com Jesus.
Rainha de todos os títulos, da família, dos sacerdotes, da evangelização, da Igreja, do Novo Milênio… No madeiro pesado que te sustenta, vejo o peso da cruz que nos tornou teus filhos no Filho, da cruz de onde jorram as graças que distribuis tão generosamente, da cruz de tantos outros pequenos Cristos que dão a vida pelo crescimento do Reino de Deus.
Peregrina Original, quase posso ver-te novamente nos ombros de teu burrinho, o João Luiz Pozzobon. Nesse trono tu caminhaste 14 mil quilómetros, saindo e chegando sempre no Santuário, enchendo as Igrejas para os sacramentos e abrindo portas para a comunhão com Jesus.
Peregrina Missionária, o teu vidro reflete vida, transparece histórias. Nele vejo caminhos percorridos, vidas doadas, brilhos nos risos, lágrimas derramadas. Vejo pessoas enfrentando chuva, calor, humilhações, coragem, força e vitórias. Nesta tua imagem está gravado o heroísmo de Pozzobon e de tantos missionários que o seguiram e seguem.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Encontro Nacional do Secretariado Padre Kentenich


Realizou-se no passado Domingo, dia 17 de Junho de 2012, no Centro Tabor, o encontro nacional do Secretariado Padre Kentenich.
A Irmã Elisa Görck fez a saudação inicial aos participantes:


Estimados Amigos e colaboradores dos Secretariados Padre José Kentenich e de Ir. M. Emilie Engel!

É com muita alegria que saúdo a todos que aceitaram o convite de participar deste encontro e um agradecimento especial a todos que de alguma forma colaboraram.
O dia é especial porque estamos às vésperas do dia 18, ocasião em que como Família de Schoenstatt renovamos a Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
O mês é especial porque já se vislumbram as férias, tempo de descanso e de recompor as forças.
O ano é especial porque estamos no 2º ano do triénio em preparação ao centenário da fundação de Schoenstatt que será a 18 de Outubro de 2014.


Como motivação especial voltamos o nosso olhar e pensamento ao Santuário, pois a partir dele muitas pessoas encontraram o seu caminho de santificação.
Padre Kentenich dizia: "Quem me procura, encontra-me no Santuário". Certamente não o vemos fisicamente, mas sentimos o seu poder intercessor atuar sobre nós.
Ao longo do encontro vamos conhecer pessoas que se deixaram conduzir pelo Padre Kentenich e hoje estão a caminho dos altares.


Será que ele já exerceu alguma influência positiva na condução da sua vida? Deixe o seu testemunho.
Desejo a todos um feliz encontro!

Pela Equipa Padre Kentenich, saúda-os, Ir. M. Elisa Görck.

Fami e Paulo

Nota: A terceira fotografia (o pequeno Santuário) mostra a lembrança que foi entregue aos participantes. Essa lembrança tem uma história fantástica, que contaremos num próximo trabalho.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Peregrinação da Campanha da Mãe Peregrina ao Santuário de Aveiro


Todos os anos a Campanha da Mãe Peregrina organiza duas peregrinações ao Santuário de Schoenstatt, na diocese de Aveiro. Nesta peregrinação são convidados, especialmente, os missionários e as famílias que recebem a Mãe Peregrina, para que tragam a imagem ao Santuário como sinal de gratidão por todos os pequenos milagres realizados no silêncio de cada lar e com o pedido de graças renovadas a partir do Santuário. Os missionários também renovam o seu compromisso.


A primeira peregrinação deste ano realizou-se no início do mês de Junho. Pelas 9 horas começaram a chegar os autocarros e cada grupo foi acolhido no Santuário, enquanto os outros se organizavam para a saudação a Nossa Senhora. Mais tarde, reuniram-se todos no salão para o impulso do dia, este ano sobre a "vida com o Santuário".


A hora de almoço é realmente um momento de partilha em pequenos grupos, espalhados pelo recinto, debaixo de um pinheiro. O tradicional merendeiro, especialmente vindo do norte, não pode faltar.


Neste Ano do Santuário faz parte do programa a oração do terço que é rezada caminhando à volta do Santuário, com paragens para a meditação dos mistérios junto aos locais onde se encontra a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. A oração do terço terminou à volta da taça de Engling, onde foi queimado o Capital de Graças conquistado nesse dia. Depois seguiu-se a Santa Missa e o envio a partir do Santuário.


A peregrinação da Campanha da Mãe Peregrina proporciona a experiência de Deus nas diversas fases de vida. Desde os mais pequenos, as crianças que têm um programa de atividades próprio para elas, aos jovens que vêm para agradecer, pedir, sentir Deus, ou mesmo aqueles que vêm todos os anos porque "aqui é um pedacinho do Céu", como muitos assim expressam. Sentir o Deus presente, no meio da nossa vida, é o anelo de cada coração.

MP

Nota: A próxima peregrinação da CMP será no dia 8 de Julho, das 9:30 às 17 horas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...