domingo, 17 de junho de 2012

Igreja de Aveiro, convoco-te para a missão

Amados Irmãos e Irmãs,

“ O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu e me enviou a anunciar a Boa Nova…e a proclamar um ano da graça da parte do Senhor” ( Luc 4, 18-19).

É com sentimentos de alegria e com a firme certeza de que este é o tempo por Deus sonhado para a Igreja de Aveiro, ao celebrar o jubileu dos setenta e cinco anos da restauração da Diocese, que vos anuncio e convoco para a Missão Jubilar. A Missão Jubilar, que desde há muito preparamos, vai decorrer de 21 de Outubro de 2012 a 11 de Dezembro de 2013, sob o lema: «Vive esta hora».
Pela Missão Jubilar buscamos a solidez da Fé, a alegria de ser Igreja e a abertura ao Mundo, para irmos ao encontro de todos os homens e mulheres do nosso tempo, nos mais variados lugares e tempos da vida, da cultura, do trabalho, da acção social, do convívio e do lazer.
Encontramos no anúncio evangélico das bem-aventuranças o fermento de uma Igreja renovada e o paradigma de uma Humanidade nova.
É com ânimo evangelizador que vamos dar visibilidade neste tempo de Missão Jubilar que é, também, Ano da Fé, ao que de melhor existe e se faz na nossa sociedade e na Igreja de Aveiro: uma Igreja fiel a Jesus Cristo, dócil ao Espírito Santo e atenta aos dinamismos renovadores do Concílio Vaticano II, de cujo início celebramos, também, o jubileu.
Somos chamados a ser mensageiros da alegria e rosto da esperança, no meio de crises e de dores, de privações e de ansiedades, de pobrezas e de medos, de sonhos e de projectos da sociedade do nosso tempo e da cultura actual. Somos testemunhas felizes do amor de Deus e da comunhão da nossa fé, que nos fazem irmãos de toda a Humanidade.

Queridos Diocesanos (as):

Convoco-vos para a «Missão Jubilar», mas é Jesus, o Enviado do Pai, que vos envia. Como Ele mesmo nos prometeu (cf Mt 28, 18-20 e Mac 16, 15-20). Ele está convosco. Ele está em vós: famílias, escolas, comunidades, movimentos e grupos apostólicos. Ele está em vós: sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos(as), consagrados(as) e leigos. Ele está em vós: crianças, jovens, adultos, idosos e doentes.
Preparámo-nos para a Missão Jubilar, ao longo de quatro etapas de uma bela caminhada pastoral. A recente Festa das Famílias, que mobilizou de forma tão bela toda a Diocese e congregou vários milhares de pessoas, foi um sinal bem expressivo a indicar-nos que a Missão Jubilar é Projecto de Deus.
Agora, é tempo de anunciar com mais alegria a fé que professamos; de celebrar com mais encanto na oração, na escuta da Palavra de Deus e nos sacramentos a fé que vivemos; de servir na caridade, com maior atenção aos pobres e aos que sofrem, todos os nossos irmãos; de testemunhar com mais gosto a beleza de Deus que se espelha no amor vivido nas famílias. Somos Igreja Diocesana, em Terras de Aveiro, que vive e celebra na alegria e no dinamismo cristão das suas cento e uma paróquias o seu crescimento na fé, na esperança e na caridade.
A hora é de mudança e de renovação, vivida de forma serena, profunda, partilhada e rezada. O esforço empreendido e a empreender é de todos e de cada um e os objectivos sonhados, as iniciativas decididas e as actividades propostas são de toda a Diocese e para toda a Diocese.
Confio a Nossa Senhora, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, a nossa Missão Jubilar. E confio os sonhos, planos, compromissos e propósitos à protecção de Santa Joana Princesa, nossa Padroeira.

IGREJA DE AVEIRO, CONVOCO-TE PARA A MISSÃO: VIVE ESTA HORA. ESTA É A HORA DE DEUS. ESTA É A HORA DA IGREJA. ESTA É, TAMBÉM, A TUA HORA.

Aveiro, 15 de Junho de 2012
(Solenidade do Sagrado Coração de Jesus)

António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...