sexta-feira, 15 de junho de 2012

Diocese de Aveiro anuncia comemorações da Missão Jubilar

D. António Francisco dos Santos apresentou oficialmente programa do evento que assinala 75 anos da Diocese


Aveiro, 15 jun 2012 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro espera que a Missão Jubilar integrada nos 75 anos da Diocese, que vai ser lançada sábado e domingo em todas as paróquias, seja uma “verdadeira alma inspiradora” para todas as comunidades cristãs.
“Agora, é tempo de anunciar com mais alegria a fé, na oração, na escuta da Palavra de Deus e nos sacramentos, de servir na caridade, com maior atenção aos pobres e aos que sofrem, de testemunhar a beleza de Deus que se espelha no amor vivido nas famílias”, realça D. António Francisco dos Santos.
A Missão Jubilar, que irá decorrer entre 21 de outubro de 2012 e 11 de dezembro de 2013, foi apresentada oficialmente esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa a bordo do Navio Museu Santo André, na Gafanha da Nazaré.
O prelado aveirense sublinhou que o evento, que terá como tema “Vive esta hora”, deverá levar os fiéis a serem “mensageiros da alegria e rosto da esperança no meio de crises e de dores” que assolam atualmente a sociedade.

“A sociedade contemporânea precisa de pessoas livres e felizes. Precisa de servidores dos pobres, de obreiros da paz, de construtores da justiça, de corações compassivos e de olhos purificados para ver Deus”, acrescentou.
Depois de quatro anos de preparação, “marcados pela esperança cristã” e por um “esforço” pastoral “acrescido”, é “tempo para acolher com novo alento e novo agir o mandato de Jesus”, que segundo o prelado, desafia a Igreja a ser “cada vez mais lugar de esperança, verdadeiro porto de abrigo, âncora firme e farol necessário”.
Com propostas que vão desde debates a momentos de reflexão, de peregrinações a eucaristias fora de portas, de procissões a concertos, o programa da Missão Jubilar arranca com uma ação denominada “Génesis”, a 21 de outubro.
A iniciativa, que se realizará em pleno Dia Mundial das Missões, terá como slogan “Vive a Festa” e, de acordo com o bispo de Aveiro, será o ponto de partida ideal para um evento que pretende provocar um “choque operativo” na maneira das pessoas, famílias, comunidades e instituições diocesanas viverem e sentirem a sua missão.
“A hora é de mudança e de renovação, vivida de forma serena, profunda, partilhada e rezada”, sustenta o prelado, numa mensagem que será lida este sábado e domingo, em todas as eucaristias da Diocese de Aveiro.
JCP

Fonte: Agência Ecclesia
Foto: Eduardo Pina (Diário de Aveiro)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...