terça-feira, 5 de junho de 2012

Um presente a caminho do jubileu: Ir.Emilie a Beata de 2014?

Quadro com lapis usado pela Ir. Emilie para se comunicar

Ir. M. Elizabet Parodi. “Algo que sempre me impressionou nas visitas aos mosteiros de Monte Athos é que, ao chegar, a primeira coisa que ofereciam, a um hóspede de honra, era visitar a capela das relíquias dos santos. Ali é o centro do coração do mosteiro e onde os monges recebem incentivo para seu crescimento espiritual” (Cardeal Angelo Amato, palavras dirigidas a postuladores agostinianos, Roma, 19 de janeiro de 2012). Esse comentário do Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, expressa uma verdade muito profunda. Os santos são o fruto maduro de uma comunidade, o rosto vivo de seu carisma.
Rumo ao jubileu de 2014, o testemunho de tantos filhos de Schoenstatt que, no decorrer destes 100 anos de história, viveram, radicalmente, a aliança e fizeram do Santuário sua ‘fonte de santidade’ (Documento de Fundação, 18/10/1914) é o melhor presente que podemos entregar a Deus, à Igreja e ao mundo.

No dia 10 de maio deste ano, Deus confirmou este caminho: o Santo Padre promulgou o Decreto de Venerabilidade da Ir. Emilie Engel.
Num processo de beatificação, existem dois momentos fundamentais: a promulgação, por parte da Igreja, da certeza moral e da santidade de uma pessoa e, por assim dizer, “a confirmação divina” sobre esse veredicto, que se manifesta em um milagre implorado pela intercessão do Venerável.
No processo de Emilie Engel, iniciou-se o primeiro momento: a promulgação do decreto de Venerabilidade, expressa o julgamento da Igreja, confirmando a santidade de sua vida. Um acontecimento que enche de orgulho e alegria a comunidade das Irmãs de Maria e toda nossa Família de Schoenstatt.

Cultura da Aliança por irradiação
Nossa Família de Schoenstatt tem priorizado alguns âmbitos nos quais, a nível internacional, queremos dar nossa contribuição concreta para formar e tornar realidade a Cultura da Aliança. Com o Decreto de Venerabilidade de Emilie Engel, a própria Igreja, por assim dizer, confirma o ‘como’, a primeira e mais decisiva forma para se plasmar: a cultura da aliança pela irradiação de vida.
Numa cadeira de rodas, na transparência de um sorriso que coroa seu corpo deformado pela doença, na serenidade de uma vida de amor e de dor, que repousa nas mãos de Deus Pai, Ir. M. Emilie é uma mulher que abre uma brecha na Igreja para que a Cultura da Aliança seja percebida como caminho de santidade.

O seu exemplo nos anima a abrir espaços na nossa vida para o atuar maravilhoso de Deus, a partir das fontes mais genuínas de nossa espiritualidade. Professora, por profissão e vocação, essa “autêntica filha de Schoenstatt” – assim a definia Padre Kentenich – está disposta a nos ajudar a orientar a nossa vida para o essencial, a colocar a nossa vida nas mãos de Deus, a “libertar o ser humano de seus medos e angústias, para abrigá-los no coração paternal de Deus” (Pe. Kentenich). Ela está disposta a nos ajudar a fazer de nossa aliança com a MTA nosso grande amor e a gerar uma cultura a partir dessa aliança, pela irradiação de vida.

A Beata de 2014?
Certamente, Ir. M. Emilie não é a única Serva de Deus que viveu a Aliança de Amor com a MTA e cujo processo já está na fase romana. Porém, tornar pública sua vida e implorar sua intercessão são formas concretas para favorecer os processos de todos os outros filhos de Schoenstatt, também de nosso Fundador: neste momento, o processo de Ir. M. Emilie é o que se encontra na fase mais adiantada e, portanto, sua vida é o presente que temos para mostrar, para a Igreja, a nossa espiritualidade como caminho de santidade. Por que não nos unirmos em oração, no mundo inteiro, implorando um milagre, por sua intercessão? Por que não desejar que ela seja a Beata de 2014? Inspirar-nos em sua vida e implorar por sua intercessão seria um sinal de solidariedade com os que nos precederam neste caminho, com os heróis de nossa grande Família. Uma forma de expressarmos juntos o desejo de presentear o Santuário como o “berço de santidade”, para todos os que querem viver e tornar realidade a cultura da aliança.

(Ir. Elisabet Parodi trabalha no Vaticano, na Congregação para a Causa dos Santos.)

Fonte: www.schoenstatt.org
Tradução: www.maeperegrina.org.br


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...