sábado, 16 de junho de 2012

Centro Escolar de Ventosa visita o Santuário


Dos montes da região da Lafões, que circundam a capela de Nossa Senhora do Castelo, em terras do Concelho de Vouzela, rumou até terras de Aveiro, na beira-mar, o grupo das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do Centro Escolar de Ventosa. Sempre que a organização de uma visita de estudo fica a meu cargo, procuro que a mesma tenha paragem no Santuário de Schoenstatt, na Gafanha da Nazaré. Desta vez, tal como outras, assim aconteceu.
Do programa da visita de estudo deste dia constou uma ida ao“Castelo da reciclagem”, no Centro de Educação Ambiental do Concelho de Ílhavo, animada pelo engenheiro Luís Rabaça, (a pessoa certa no lugar certo); as nossas crianças são verdadeiros agentes ecológicos dentro da família, porque os adultos têm dificuldade em adquirir novos hábitos e atitudes face ao ambiente.
Visitamos depois a Praia da Barra, para sentir a água salgada nos pés (e não só); aqui houve quem visse e sentisse o mar, pela primeira vez.
Em seguida foi o almoço no Centro Tabor, junto ao Santuário de Schoenstatt. Fomos muito bem recebidos pela Ir. Maria Francisca (também uma pessoa certa no lugar certo), que nos conduziu ao refeitório onde nos esperava uma sopa com um gosto especial, a “sopa da tia Eva”, (mais uma pessoa certa no lugar certo); mas antes de começarmos a almoçar, a Ir. Maria Francisca convidou-nos a darmos graças a Deus pela refeição que íamos tomar, lembrando também aqueles que não têm pão para matar a fome.


Depois do almoço fomos conhecer a “casinha da Mãe de Jesus”. Ao chegarmos todos ajoelhamos e rezamos uma Avé-Maria, tal como as crianças dizem que fazem na catequese de Ventosa. A Ir. Maria Francisca, começou depois a fazer perguntas sobre os símbolos que estavam dentro do Santuário. Estes momentos foram muito bonitos, pois a espontaniedade das respostas das crianças ajudaram a enriquecer este encontro com Jesus e Sua Mãe, no Santuário. Sei que foi importante pois no dia seguinte, nos registos das crianças, na escola o mesmo foi referido e com vontade de voltar.
À tarde ainda visitamos o Museu do Brinquedo, no Concelho de Vagos, espaço muito do agrado das crianças.
Sempre achei importante estas visitas de pequenos peregrinos ao Santuário, pois são como sementes que se colocam no coração dos pequeninos. Convido outros grupos a virem aqui e termino, repetindo o que as crianças foram lendo no cartaz de entrada, enquanto o motorista fazia a manobra:
“Anunciaremos o teu nome com audácia e conduziremos as pessoas ao teu Santuario, para que jubilosos e cheios de amor, glorifiquem contigo a Santissima Trindade na terra e no céu. Ámen”

A educadora, Maria Marçal

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...