quinta-feira, 28 de junho de 2012

Gertraud Condessa Von Bullion


No dia 17 de Junho de 2012, na Gafanha da Nazaré à sombra do Santuário Tabor reuniu a Equipa Padre José Kentenich, encontro alargado a todas as pessoas que puderam e quiseram participar. 
Esta equipa surgiu desde alguns anos como uma bênção, cuja tarefa é divulgar o carisma e missão do Padre Kentenich, dando-o a conhecer ao maior número possível de pessoas, para que desperte a veneração do povo a este servo de Deus e assim se apresse a sua canonização no jardim da Igreja. 
Ele não vai sozinho neste caminho como foi dito, mas com aqueles que com ele foram fiéis ao projeto de 18 de Outubro 1914 pela Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt no Santuário. Foram apresentadas sínteses do caminho de santidade de sete heróis, com processos de beatificação em curso. Coube-me a tarefa de apresentar Gertraud Condessa von Bullion.


Gertraud, descendente de uma família nobre da alta burguesia, uma Condessa, nascida a 11 de Setembro de 1891, para governar, decide-se para servir. “SERVIAM, QUERO SERVIR”, mandou gravar mais tarde na sua medalha de Consagração. Seus pais se preocupavam em despertar nos filhos o sentido para o bem e o belo. Portanto, desde a infância que Gertraud foi agraciada com uma atmosfera familiar que muito contribuiu no seu caminho de santidade e dos seus grandes ideais. Os frutos desta educação começam já no dia da sua 1ª Comunhão em que ela expressa o seu primeiro desejo”Querido, Deus, faça com que eu nunca cometa um pecado mortal”. Decide-se pela beleza e o encanto da Eucaristia e comunhão diária, mesmo tendo de vencer grandes sacrifícios. 
Momento decisivo no seu caminho de santidade veio a ser a Primeira Guerra Mundial. Seu pai e seu irmão, oficiais do exército são convocados para o campo de batalha. Gertraud decide-se a ir também, onde vai servir com enfermeira da Cruz Vermelha. Durante o tempo na guerra, Gertraud conheceu alguns jovens congregados de Schoenstatt, também alistados nas fileiras, que lhe prestam ajuda na preparação das Eucaristias aos Domingos e celebração no mês de Maio. Admira nestes jovens no meio da difícil situação por constantes e terríveis bombardeamentos o exemplar heroísmo nas virtudes humanas e cristãs, que despertam nela não só o interesse por schoenstatt, mas pelo seu Fundador.


Mal acaba a guerra, procura encontrar-se com o Padre José Kentenick, e pergunta-lhe se não haveria lugar também para ela na Obra de Schoenstatt. A esta ousada pergunta de Gertraud, Deus dá resposta pela Fé Prática na Divina Providência, pois já a 8 de Dezembro de 1920, Gertraud e sua prima fazem a sua Consagram, pela qual é fundada a primeira Comunidade feminina em Schoenstatt, a União Apostólica Feminina. “Senhora, Mãe, todo o meu amor para o teu Jesus, toda a minha força para as almas, como teu instrumento”. Gertraud a primeira semente co -fundadora da ala feminina tão decisiva no movimento de Schoenstatt. 
Padre Kentenich orientou de tal modo Gertraud, que ela em breve espaço de tempo, pela Aliança de Amor com a Mãe, Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, conseguiu atingir tão elevado grau de santidade.
Porque na guerra contraiu o bacilo da tuberculose, sua vida na terra foi curta, pois faleceu a 11 de Junho de 1930, com 38 anos. 
Existem pagelas, novenas e uma biografia intitulada “Gertraud von Bullion- Serviam Resposta de Amor”, pois trata-se de alguém que pelo seu grau de heroísmo, pode ser referência para os desafios do nosso tempo.

Alaíde Amorim
União Apostólica Feminina                                 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...