sexta-feira, 29 de junho de 2012

O desafio de viver


"O desafio de viver" é o tema do 9º ano de catequese. No final deste ano, tenho que realçar o momento proporcionado por estes adolescentes da paróquia da Gafanha da Nazaré na festa da comunidade, no passado dia 16 de Junho no Centro da Mãe do Redentor. Eu sou catequista de alguns destes adolescentes e por isso acompanhei-os na breve preparação para este dia comunitário, em que cada ano de catequese deve fazer uma apresentação. Nestas idades nunca é fácil motivar para uma "festinha" da comunidade, especialmente quando estavam a um dia do exame nacional de português. Mas no final, eu estava orgulhosa pela coragem daqueles adolescentes que aceitaram o desafio de subir ao palco, tocar e  cantar em grupo, mesmo tendo ensaiado só durante duas horas. Estou "orgulhosa" deles porque o resultado foi muito bom, mas estaria também se assim não tivesse acontecido. Sempre ouvimos que o importante é participar, mas com adolescentes depende sempre do resultado, pois estão na idade em que a confiança em si mesmos vacila constantemente. Disso falava a "dor de barriga" que sentiam momentos antes ou a preocupação de não sair bem e desiludir os pais que estavam lá para ver o melhor dos seus filhos ou mesmo não "fazer figura triste" perante os colegas. Com os pequeninos é diferente, mesmo que não façam nada, subindo ao palco já são motivo de alegria e orgulho dos pais e se erram até têm "graça".
O 9º ano tocou e cantou a melodia "Jesus Christ you are my life" com letra adaptada ao caminho percorrido ao longo do ano de catequese, sob o lema "Desafio de Viver".


Esta festa foi também o momento dos pais do projeco "Nós, Deus e os filhos" receberam um pequeno presente pela etapa conseguida. Assim, foram chamados os pais que frequentaram as reuniões deste projeto que tem a duração de três anos. Este ano os pais das crianças do 3º ano concluíram este desafio proposto pela paróquia e que é coordenado por casais pertencentes a diversos movimentos, entre eles casais da Obra de Schoenstatt.

Catequista Irmã Paula


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...