segunda-feira, 25 de junho de 2012

Acampamento da Federação das Famílias de Espanha junto ao Santuário de Aveiro


Na Gafanha da Nazaré, existe um Santuário de Schoenstatt rodeado de acácias, hortenses, ciprestes, pinheiros e mimosas.
Ali, sente-se o cheiro do mar porque não muito longe está o Oceano Atlântico, espraiando as suas ondas nas intermináveis praias de areia branca.
Junto ao Santuário, têm casas os Padres e as Irmãs de Maria de Schoenstatt, cujas portas se abrem para todos aqueles que queiram conviver com a Mãe, num ambiente tão propício.
Por isso, 44 adultos pertencentes aos três primeiros cursos da Federação das Famílias de Espanha, acompanhados de 60 crianças, decidiram realizar aqui o seu acampamento.
As previsões meteorológicas anunciavam chuvas e ventos fortes, mas a Mãe com a sua mão decidida e suave, soube detê-los para que as crianças pudessem desfrutar de grandes passeios, corridas e jogos de futebol.
Deteve a chuva para que as Missas tivessem lugar no Santuário com as portas abertas e permitiu também que os mais pequenos construíssem cabanas debaixo das árvores.
Imersos na corrente do Ano do Santuário, o tema de formação, versou sobre os Santuários Lar, seus ideais, sua revitalização e seus símbolos.


Voltámos assim a encontrarmo-nos com a riqueza e a originalidade deles. Às vezes, interrogo-me se estamos mesmo conscientes da graça que significa ter a Mãe Três Vezes Admirável, na nossa própria casa.
Ela não é apenas mais uma convidada, toma posse daquele lugar do qual sempre saímos e ao qual sempre retornamos: aquele lugar onde se forma a nossa história matrimonial e familiar. Esse lugar onde os filhos são educados sob o seu manto e onde se assim o permitirmos, tudo envolve, tudo preenche.
Mas isto não é tudo. Cada Santuário Lar, tem a sua originalidade, escolhe um momento da vida de Jesus, para seu ideal e tem portanto uma missão concreta.
Permite desenvolver as características próprias de cada família, acolhe todo o bem que existe nela e através dela o transforma em bênçãos para a Igreja e para o Mundo. Cada Santuário Lar é uma terra cálida e familiar, onde os nossos filhos em conjunto connosco, de mão dada com Maria, vão vendo o nascimento, o despertar de um novo mundo. Podemos confirmar, pelas experiências compartilhadas, que Belém, Nazaré, o Tabor, o Gólgota, Betânia, Emaús e o Cenáculo, são momentos e lugares que se revivem no Santuário Lar, são ideais que transformam a atmosfera em algo quase sagrado, onde sem entraves a vida flui em torrentes, sem quase darmos conta.


A formação, os jogos do acampamento, a convivência alegre e a presença do Santuário da Gafanha da Nazaré entre nós, fizeram que regressássemos a Espanha com os corações inflamados, dispostos a dar nova vida aos nossos Santuários Lar e dispostos também a caminhar até 2014 “fiéis às origens e novos fundadores para o futuro”.
Não me deixa de surpreender a originalidade da pedagogia de Schoenstatt, que se serve sempre de acampamentos ou encontros, seja de famílias, rapazes, raparigas ou peregrinos, para converter em vida, a fé que nasce em cada um e também inversamente, espiritualiza e eleva cada gérmen de vida por mais pequeno que este seja.
Que afortunados somos de poder participar neles e que responsabilidades implicam estes dons.

Barbara De Francesci
(Federação das Famílias de Schoenstatt de Espanha)


Nota: Este acampamento realizou-se de 28 de Abril a 1 de Maio de 2012. Agradecemos ao Padre Carlos Padilla e à Bárbara, por terem enviado este texto).

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...