terça-feira, 5 de junho de 2012

Nichos da MTA da Paróquia da Moita - Anadia


O processo dos nichos começa com o empenho das Missionarias de Moita em fazer de cada lugar um ponto de encontro com a MTA. São 12 lugares e começaram por colocar em cada capela, o quadro da Mater e o pote do capital de graças, com a explicação do mesmo, em moldura anexa ao pote.


Ali se reúnem numa capela uma vez por mês no Domingo a tarde para rezar o terço e todos vão ao lugar que tem o mês ao seu cargo. Rezam, o terço no dia 18 em cada capela e contribuem para o capital de graças pois os papéis estão junto ao pote como no Santuário. A coordenadora recolhe os papéis e leva-os ao Santuário na Gafanha. Com a capela da MTA e as peregrinações aos quatro Santuários de Portugal, numa linha de caminhada para o ano 2014, e POR SER O ANO DO SANTUÁRIO, pensou-se em algo mais...então surgiu a ideia do nicho. 


O Pároco comprou 12, neste caso 14 imagens, e entregou-as às missionárias que ficaram mais de dois meses com ela, e as mesmas motivaram os lugares, ajudadas pelo pároco que visita cada lugar uma vez por mês. O resto foi fruto da generosidade, do amor pelo movimento e pela Mater, e união exemplar das missionárias que superaram pequenas divergências entre elas. Todos os nichos foram feitos gratuitamente. Ninguém pagou nada a ninguém. Cada um deu seu contributo e os empreiteiros contratados por alguns lugares não quiseram receber dinheiro. Pura gratuidade. Exemplar.


 Para uma tarde que o Paulo pode viver lembro que a Auxiliar da Europa percorreu todos os lugares e os de Vila Nova, numa tarde de Domingo sobre o tejadilho de um carro durante CINCO HORAS e isso foi também um marco para os nichos. Agora Vila Nova prepara os seus que serão cinco. 


A Mater tem uma capela Sua, com Santíssimo em cada paróquia e a peregrina também tem, na Moita umas 4 ou 5 imagens dos doentes.     Hoje, cada um desses nichos se transformou já na primeira semana em ponto de encontro de descanso e de oração em grupo e silenciosa. O Povo diz que o seu canto virou Santuário e a Graça do acolhimento já é palpável e emocionante....... 


Creio que vai perdurar pois tudo foi feito por eles. No domingo a maioria dos nichos foi surpresa para mim.....

Padre Vítor Espadilha 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...