domingo, 25 de julho de 2010

Rainha dos Sacerdotes da Nossa Diocese


No passado dia 10, na Sé Catedral de Aveiro, o Ramo das Mães ofereceu algo muito especial ao Sr. Bispo D. António Francisco: uma Imagem da Mãe Peregrina. Porquê especial?


Ela tem um símbolo que a torna diferente das outras: uma mitra personalizada.  Foi um símbolo inspirado, idealizado e moldado pela Mami, para simbolizar, juntamente com a coroa, o título que esta Imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável tem: Rainha dos Sacerdotes da Nossa Diocese. Uma mitra lindíssima com linhas do logotipo de Schoenstatt.
Tudo começou com o Ano Sacerdotal. O Ramo das Mães queria incluir-se na responsabilidade de oração pelos sacerdotes. E fizeram-no ao longo de todo o ano com visitas ao Santuário, rezando por cada sacerdote da diocese. Cada grupo ficou com um arciprestado.


No dia 8, no final da nossa celebração do Centenário da Ordenação Sacerdotal do nosso Pai e Fundador, as Mães coroaram esta Imagem que queriam oferecer ao Sr. Bispo. Nessa hora rezaram:

"Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três vezes Admirável de Schoenstatt, Rainha dos Sacerdotes da nossa Diocese, reina e triunfa nos seus corações. Torna-os santos e fiéis ao serviço do Senhor da messe. Confio em Teu poder e em tua bondade. Em Ti confio com filialidade. Confio cegamente em toda a situação, Mãe no Teu Filho e na Tua protecção."


No dia 10, na grande celebração dos 100 anos da Missa Nova do nosso Pai e Fundador, as mães entregaram a Imagem ao Sr. Bispo D. António Francisco, assim como também a pequena imagem da Mãe Peregrina, representando cada sacerdote pelo qual rezaram e a que vai ser entregue. A Imagem do Sr. Bispo foi acompanhada pelo caderno, no qual as mães, ao longo do ano, registaram as suas visitas ao Santuário.


Carta lida ao Sr. Bispo e que será entregue a cada sacerdote: 

"(...)o sacerdócio não é simplesmente «ofício», mas sacramento: Deus serve-Se de um pobre homem a fim de, através dele, estar presente para os homens e agir em seu favor. Esta audácia de Deus – que a Si mesmo Se confia a seres humanos; que, apesar de conhecer as nossas fraquezas, considera os homens capazes de agir e estar presentes em seu nome – esta audácia de Deus é o que de verdadeiramente grande se esconde na palavra «sacerdócio»."(Homilia do Santo Padre no encerramento do ano sacerdotal)

Querido Sr. D. António Francisco,
com muita alegria e gratidão pelo dom do seu sacerdócio e por tudo o que empenha pela Messe do Senhor, como Bom Pastor que nós, Ramo das Mães, do Movimento Apostólico de Schoenstatt, quisemos, desde a primeira hora em que foi declarada a abertura do Ano Sacerdotal, e no ano em que celebramos o centenário da ordenação do nosso Fundador, Padre José Kentenich, ser presença orante, junto de Deus, pelos Sacerdotes da nossa Diocese.
Assim, decidimos em conjunto, que cada grupo reza-se por um Arciprestado, a oração de S. João Maria Vianney e vos consagra-se a Maria, no nosso Santuário Diocesano de Schoenstatt.
Deste modo, cada Grupo de Mães rezou por um Arciprestado e no Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três vezes Admirável de Schoenstatt, colocamos um caderno para assinar o nosso nome e o nome do nosso Grupo, cada vez que rezávamos ali sob o Olhar atento de Maria, Raínha dos Sacerdotes.
O presente, uma imagem da Mãe Peregrina coroada como Rainha dos Sacerdotes, que hoje lhe trazemos é a expressão desta nossa Caminhada orante, feita pela Liga das Mães, entregando-o a Si e todos os sacerdotes diariamente à Mãe, vossa Rainha e Educadora na fé. "Neste caminho de fidelidade, amados sacerdotes (...) guia-nos e acompanha-nos a Bem-aventurada Virgem Maria." (Oração de Vésperas - 12 de Maio de 2010 - Bento XVI) Continue a contar com a nossa humilde prece, pois consigo queremos continuar a caminhar. Juntos somos a Igreja de Cristo.
"Cheio de enlevo e gratidão
pela vossa contínua presença no meio de nós,
em nome de todos os sacerdotes quero,
também eu, exclamar:
« Donde me é dado que venha ter comigo
a Mãe do meu Senhor?» (Lc 1, 43).
Mãe nossa desde sempre,
não Vos canseis de nos visitar,
consolar, amparar."
(Consagração dos sacerdotes a Maria - Bento XVI -12 de Maio de 2010)

Unidos no coração de Cristo e sua Mãe, cheias de gratidão e amizade
Mães do Movimento de Schoenstatt"


Aproveitaram a presença de alguns sacerdotes nesta Eucaristia para que lhe fosse imediatamente entregue. Vemos na imagem o Pe. João Paulo a receber a sua Mãe Peregrina.
MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...