sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Sacerdócio do Padre Kentenich, um serviço à vida!


Neste mês de Julho em que um pouco por todo o mundo, se comemora o centenário da ordenação sacerdotal do Padre Kentenich, achámos muito interessante este artigo publicado no site "mãeperegrina.com.br" e entendemos por isso partilhá-lo com os nossos leitores.

"Uma cultura de Aliança de Amor só acontece com a cultura pela vida. Por isso, Schoenstatt também oferece a contribuição do Padre José Kentenich na área da saúde. No Brasil, esse empenho está presente, de modo especial, na Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL), na qual as Irmãs de Maria actuam em quatro hospitais e na Escola de Enfermagem Mater Ter Admirabilis."
Da celebração do Jubileu sacerdotal do Padre José Kentenich, extraimos a seguinte parte da homilia proferida pelo Padre Afonso Wosny, do Instituto dos Padres de Schoenstatt:

"Quando o pelicano não encontra alimento para os seus filhotes, ele abre o próprio peito e dá seu próprio sangue, sua própria vida, para salvar os seus. Essa também é a imagem do sacerdote. O sacerdote é capaz de dar tudo de si para os seus. O símbolo do Pelicano representa a vida do Pe. José Kentenich.
Na Alemanha existe um museu da vida do Pe. José Kentenich e nele há uma figura de um pelicano que é símbolo de dar-se a si mesmo para que todos recebam o que necessitam. Pe. José Kentenich disse que é um símbolo que representa a sua vida. Ele se dedicou a todos que o procuravam e não lhes dava a mesma mensagem. Foi um homem que procurou servir a vida concreta, no original que lhe era apresentado, portanto o que a pessoa precisava ele oferecia – um serviço desinteressado à vida.
É semelhante aos profissionais da saúde.
Podemos fazer uma ligação, e vemos um ponto em comum ao Pe. José Kentenich em servir a vida, a pessoa em seu interior: a alma.
Eu mesmo testemunho que o sacerdote conhece as pessoas que o procuram por inteiro, o mais belo e o mais feio (seus caminhos de aspiração à santidade, sua vida espiritual, mas também lutas, pecados, faltas...), o que acontece nas famílias, o drama de cada um. Não por mérito, mas enviado por Deus, de modo profundo.
Pe. José Kentenich, com seu carisma, serviu de modo desinteressado a todas as pessoas que o encontraram. Assim como nós, no hospital, também ajudamos a muitos doentes e nem esperamos o agradecimento. Nós oferecemos um serviço gratuito e que encontramos a surpresa da gratidão.

O Padre Kentenich deixou-nos o seu exemplo de vida. Fundou uma Obra Internacional, moderna. Ficou preso no campo de concentração, foi exilado e manteve sempre sua personalidade. Portanto, ele é um modelo de vida para todos nós."


Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...