quinta-feira, 1 de julho de 2010

Padre José Kentenich - Paternidade Sacerdotal


"O padre é chamado a ser “pai para um povo”. Conhecemos o pensamento do Padre Kentenich sobre o papel do pai a formação da personalidade e na configuração do mundo. Seguindo seu pensamento, podemos temer que tempos sem “pai” possam tornar-se “tempos sem Deus”. Ele nos ensinou que quando perdemos o sentir filial não damos a Deus a oportunidade de desenvolver seu traço essencial que é a “actividade paterna”. “O que o nosso tempo mais necessita é uma corrente de filialidade em direção ao pai”.
Esta tarefa cabe sobretudo aos sacerdotes a quem toca ser pontes naturais até Deus.
Eles têm a missão de salvaguardar a figura do pai a partir de sua paternidade espiritual... Esta preocupação aos poucos vai dando lugar à confiança ilimitada na Providência, ... ajudando-os a descobrir que a paternidade sacerdotal é aquilo que dá sentido e fundamento à vida e missão do padre, segundo João Paulo II, que convidou os sacerdotes a “aprofundar esta verdade misteriosa de nossa vocação: a paternidade espiritual, que é uma característica de nossa personalidade sacerdotal e que expressa precisamente sua maturidade apostólica e fecundidade espiritual”.

O que fazer para que esta mensagem profética do papel de pai e, consequentemente da necessidade da paternidade sacerdotal do Padre Kentenich chegue ao máximo possível de sacerdotes? Certamente há muitos meios, mas apontamos apenas um: tratar nossos padres nas Paróquias e no Movimento com sua verdadeira identidade paterna! Sejamos próximos, sejamos amigos, sejamos família, mas tratemos de dar ao sacerdote o lugar que é dele e do qual ele, às vezes, sai por nossa própria culpa. Tenhamos gestos filiais diante daqueles que, em nossas famílias e em nossa Família Paroquial, devem ser a imagem visível do Pai - Deus."

Fonte: http://www.maeperegrina.com.br/. Trabalho publicado pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt, com o título "Tu és Sacerdote eternamente".

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...