sexta-feira, 2 de julho de 2010

JMJ2011 - Um Blogger no seminário


Carlos tem um blog na internet (http://www.voypacura.blogspot.com/) que cada mês recebe numerosas visitas. É ali que todas as semanas dá conta das suas inquietudes e coloca à disposição dos internautas as suas vivências que, como o nome do blog indica, giram em redor da sua vocação. Este jovem de 26 anos está no último ano de Teologia em Barcelona (Espanha) e explica que a JMJ que se celebrou em Toronto em 2002 tem parte da "culpa" para tal. Quando se inscreveu naquela peregrinação, apenas pretendia passar uns dias divertidos e fazer turismo com os seus amigos. Acabou por ser muito diferente do que esperava, ainda que reconhece que gostou imenso.

No início da vigília de oração, um dos eventos centrais da JMJ, que teve lugar em Toronto, decidiu aproximar-se das cercas que ladeavam o caminho que o Papa percorreria entre os jovens. Quando chegou a um dos pontos onde passaria o papa-móvel, subiu à estrutura de metal e olhou para a frente. "Primeiro apareceu o veículo a uma velocidade muito lenta, talvez devido a qualquer movimento que teve que fazer por causa da posição das cercas. Impulsivamente gritei: Santo Padre!". Em seguida, o papa virou-se para os jovens e "deu-me um olhar profundo, ao mesmo tempo me abençoava com a sua mão." "Eu não tenho dúvida de que ele dedicou a sua atenção por alguns segundos a olhar para mim", diz Carlos com a recordação de que já nessa época João Paulo II se encontrava doente.
Foi quando veio à sua mente uma ideia que há muito o perseguia: o sacerdócio. "Se o papa se entregou a Deus a este ponto, o que posso eu fazer por Deus e pela Igreja?", questionou-se. Naquele momento, "caíram por terra todas as minhas desculpas, e, pouco tempo depois, com a ajuda de um bom padre, começava a minha preparação para o sacerdócio."

Tudo o que aconteceu nessa JMJ está gravado na memória de Carlos. Olhando para trás, ele é capaz de dizer hoje que "desde aquele momento em que decidi aceder ao convite que Deus me fez que a minha felicidade é completa, constante e crescente."

Até agora, este seminarista participou na Jornada Mundial da Juventude de Paris, Toronto, Colónia e Sydney. Agora, ele quer ir a Madrid e depois narrar a sua experiência no seu blog. "Isto vai significar muito trabalho árduo e muitos sacrifícios para poupar e poder participar, mas estas sempre foram experiências que valeram a pena", ressalta.

Do site oficial das Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid2011. Agora em português:

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...