terça-feira, 6 de julho de 2010

Padre Kentenich e os tempos antes da ordenação sacerdotal - III


E se o Padre Kentenich não tivesse sido ordenado?

Antes de escrevermos sobre o modo como o Padre Kentenich, superou a “crise” por que passou antes da sua ordenação, vamos falar sobre um outro episódio que poderia ter alterado por completa toda a vida do nosso Pai e Fundador.

"Quando em 1909, imediatamente antes da profissão perpétua, recebe a notícia de que não fora admitido, este isolamento, em que se via reduzido a si mesmo, atinge uma certa culminância. Padre Kolb, então Reitor da Casa de Limburgo e membro do conselho provincial, descreve este momento, sem dúvida dramático para José Kentenich, a quem a notícia apanha totalmente de surpresa:
“José Kentenich, entretanto, fizera a primeira, a segunda e a terceira profissão e em 1909, devia ser admitido à profissão perpétua. Eu, como Reitor, não tinha quaisquer reservas e também não as escutara de ninguém. No entanto, quando chegou a vez dele na reunião do conselho provincial, foram levantadas sérias reservas a seu respeito. E o resultado da votação foi três votos contra e dois a favor. Estava decidida a não admissão à profissão perpétua e com ela a demissão.
No dia seguinte, mandei chamar José e perguntei: Já soube o resultado da consulta? A resposta foi breve: Sim. O que pensa dele? Condução de Deus. O que pretende fazer agora? Primeiro terminar meus estudos secundários. Via-o na minha frente, magro, pálido e doentio, mas apesar de tudo um pouco seco. Vieram-me as lágrimas aos olhos e disse-lhe que por enquanto, não fizesse nada.
Naquela altura, a personalidade de José Kentenich amadurecera ao ponto de alcançar esta soberana serenidade e liberdade interior. “Condução de Deus”. Não era a primeira, nem seria a última experiência de contingência que o faria abandonar-se inteiramente nas mãos de Deus e inclinar-se, cegamente, ante um misterioso desígnio divino. A esta, ainda seguiriam muitas provas. Muitos acontecimentos ainda o desafiariam a entregar o mais caro, se Deus o quisesse. Seu caminho à verdadeira liberdade foi marcado pelo abandono à vontade de Deus, mesmo quando ela parecia incompreensível.
A decisão negativa do conselho provincial significava um impedimento absoluto do acesso ao sacerdócio e normalmente, era irrevogável. No entanto, após quatro semanas, Padre Kolb obteve a convocação de uma nova reunião do conselho provincial. Conseguiu convencer um dos membros do conselho, de que o jovem José fora julgado injustamente e fazê-lo mudar de opinião.
A votação da nova reunião resultou numa maioria a favor da admissão do candidato José Kentenich. A acta da reunião do conselho provincial de 24 de Agosto de 1909, constata, brevemente a nova decisão: um dos consultores que dera voto negativo, explicou que o motivo principal do seu voto era errado, que o retirava e que dava voto positivo a José Kentenich. Ficaram assim três votos a favor e dois contra."

Assim, Padre Kentenich pôde fazer a profissão perpétua e seguir decidido no seu caminho até chegar ao seu grande objectivo: ser sacerdote.

(Excerto do livro "Os anos ocultos do Padre José Kentenich - 1885 a 1910).

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...