quinta-feira, 8 de julho de 2010

O dia da ordenação sacerdotal do Padre Kentenich



Celebra-se hoje o jubileu (centenário) da ordenação sacerdotal do nosso Pai e Fundador, Com efeito, no dia 08 de Julho de 1910 o Padre José Kentenich recebia na Casa Missionária de Limburgo das mãos de Dom Henrique Vieter, Bispo dos Camarões a sua ordenação sacerdotal.
José Kentenich chega assim ao dia que mais ansiava desde a mais tenra infância. O seu primeiro grande objectivo de vida, estava alcançado, a partir deste dia era sacerdote.
Para colocar na lembrança que ofereceu neste dia, o Padre Kentenich escolheu a seguinte oração:

“Concede, ó meu Deus, que todos os espíritos se unam na verdade e todos os corações no amor.”

Na margem inferior estavam impressas as palavras: “Coração de Jesus, eu confio em Vós!” e “Doce Coração de Maria, sede minha salvação!”.

Verdade e amor são os valores fundamentais pelos quais lutou e sofreu durante a juventude e os estudos. Na conjunção harmoniosa dos dois encontrara, concedida por Maria, a solução dos seus longos e duros combates. As frases gravadas na lembrança da ordenação sacerdotal são como que um prelúdio do seu futuro.
A verdade e o amor tornam-se o fundamento de sua vida e a força sustentadora da sua fundação. As invocações na lembrança da ordenação dirigem-se às duas pessoas, cuja indissolúvel unidade José Kentenich anunciará toda a vida: Jesus e Maria.
A mãe de José, oferece-lhe uma grande cruz de madeira com a inscrição:
“Querido José! Esta cruz é o presente de tua mãe pela tua ordenação.”
O Pai e Fundador escolhera como título do seu Programa de Vida a frase: “Quem quer ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.”
Estas palavras vão determinar a sua vida futura. A cruz é o símbolo de eleição e seguimento fiel de Cristo.
Ao celebrar o jubileu de prata (25 anos) da sua ordenação sacerdotal, o Padre Kentenich confessa perante a Família de Schoenstatt:

“Sim, também sei e confesso, com alegria, que existem poucas vidas sacerdotais tão singularmente abençoadas como a minha o foi. Mas digo igualmente: o que surgiu, o que surgiu através de mim, o que surgiu através dos senhores, surgiu através da nossa querida Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.”

Pode-se perceber que o Padre Kentenich considerava sua ordenação sacerdotal como uma doação de si mesmo a fim de tornar-se propriedade de Deus, para o serviço exclusivo a Deus e às almas. De uma observação que ele fez no dia da sua primeira missa, a um amigo de Juventude em Gymnich, pode-se perceber isto mesmo:
“De agora em diante, esquece-me! Não quero ser senão um instrumento nas mãos de Deus para a realização dos desígnios divinos de salvação.”

Este trabalho foi elaborado com excertos dos livros “Anos Ocultos do Padre José Kentenich” e “Padre José Kentenich – Uma vida pela Igreja”.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...