sexta-feira, 9 de julho de 2010

Padre Kentenich: Um sacerdote educador e profético



Ele conhecia a alma humana como convém a quem se torna, pela Ordenação Presbiteral, “ponte entre Deus e os homens”. Educador de inteligência ímpar, fina psicologia, imbuído de uma sadia pedagogia que propõe o “homem novo na nova Comunidade”, esclarecendo o papel e a força das vinculações, mostrando-se capas de suscitar personalidades e gerar correntes de vida. Um sacerdote, porém, que para educar, prezava os contactos pessoais e não contactos frios, à distância, burocráticos. Numa recente biografia sua encontramos o seguinte:

“Talvez o que o mantinha jovem era também seu estilo pessoal de dirigir (as pessoas) e a quantidade de contactos pessoais diretos. Padre Kentenich nunca se limitava a esboçar material de formação e deliberar com seus mais íntimos colaboradores. Queria falar com os jovens pessoalmente e acompanhar cada seminarista dos grupos de Schoenstatt até a Ordenação Sacerdotal(...) Depois de muitos anos recordava: ´aquele foi um caminho longo, espinhoso, caracterizado por um trabalho no pequeno e no pequeníssimo`. Sem o contato pessoal com cada um dos ´schoenstatteanos´, os grupos e cursos não teriam podido desenvolver todo o seu potencial. Os frutos foram abundantes!”

É um padre profético, que se opõe a um estilo sacerdotal burguês e burocrata, captando o divino e abrindo-se a Deus pela lei da porta aberta. Ele ultrapassa a concepção sociológica do ministério presbiteral, para a qual o padre é apenas um funcionário institucional, que trabalha em determinadas horas e por um tempo determinado e só atende” em horário de secretaria”. Também não compreende o sacerdote apenas como um homem dedicado ao culto, às belas celebrações. O sacerdote profeta é aquele que indica a acção de Deus no ritmo da vida, sem se preocupar com os “ respeitos humanos” ou com o “ medo de ofender".

“ Um tipo característico (de sacerdote) tomado pela missão, que rompeu com o estilo de vida e de trabalho centrado só em formas e deveres. Esse tipo (sacerdote profeta) caracteriza-se pela forte irrupção do divino na vida humana e mortal, segundo a lei da porta aberta; faz valer, com iniludível conseqüência, Deus, sua Palavra e seus desejos sem se preocupar com a própria honra e o próprio bem estar, para conduzir a história e as pessoas à realização dos planos de Deus,em vista da nova margem dos tempos”.


Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...