sábado, 24 de julho de 2010

Elas chegaram exactamente há 50 anos

Foto da homenagem no dia do jubileu em Fátima

No passado dia 21 de Julho, o Instituto Secular Nossa Senhora de Schoenstatt celebrou, exactamente, 50 anos da sua presença em Portugal. Foi este dia, com a chegada da primeira comunidade de Schoenstatt a Portugal, que marcou o início da presença de Schoenstatt como Movimento organizado em Terras de Santa Maria. À comunidade das Senhoras de Schoenstatt o nosso muito obrigado pela ousadia de iniciar a missão do nosso Pai e Fundador no nosso país, garantindo também a construção do primeiro Santuário de Schoenstatt em Portugal, nomeadamente no Restelo, em Lisboa.



Um pouco sobre Instituto Secular Nossa Senhora de Schoenstatt:
Vivemos em nossa casa, sós ou com outras pessoas que podem ser ou não da nossa própria família. Permanecemos no estado laical e não nos distinguimos das pessoas à nossa volta por nenhum sinal exterior; vivemos como elas, trabalhamos como elas.
A admissão no Instituto não produz nenhuma alteração exterior visível.
Mas o exercício da nossa profissão e a presença no mundo em que estamos inseridas recebem uma nova qualidade através da nossa secularidade consagrada. São o espaço para onde o Instituto nos envia para, sob a nossa responsabilidade pessoal e, através do nosso ser e actuar mariano-apostólico, aí realizarmos a missão de Schoenstatt.

Texto do site, onde pode lêr mais sobre este Instituto:
http://insenhoraschoenstatt.home.sapo.pt/index.html

Uma preciosidade herdamos desta comunidade:  o texto escrito pelo nosso Pai e Fundador

Schoenstatt o meu mundo; o meu mundo (Portugal) deve tornar-se Schoenstatt!
Adsum (=Eis-me aqui)
Tecum sum (=sou teu)
Mphc: Mater perfectam habebit curam (= a Mãe cuidará perfeitamente)
J.K. (José Kentenich)

MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...