sexta-feira, 5 de julho de 2013

Rumo a 2014 - Do Reno para todo o mundo

Equipa 2014/Fr. Andrew Pastore. Se abrirem a página web da cidade de Vallendar, aparecem estas palavras "Do Reno para todo o mundo". Isto pode ser o lema para o Santuário Original. Quanto se desenvolveu através destas "raízes do Reno." No caminho para 2014, não contam só os passos que já foram dados mas cada um dos passos a dar a partir de agora. Foi dado um passo importante para os eventos da Peregrinação 2014 na quarta-feira, 26 de junho em Koblenz.
 
O administrador do município de Mayen-Koblenz (onde se situa Schoenstatt), Dr. Alexander Saftig, convidou a Equipa 2014 a apresentar os desenvolvimentos do planeamento da grande peregrinação 2014. Esta foi a segunda reunião sobre este assunto, a primeira teve lugar há dois anos em 2011. Os participantes ficaram impressionados com o enorme progresso feito na organização do evento. Entre os convidados para o Gabinete do Município em Koblenz estavam políticos e presidentes de municípios locais, membros dos serviços de emergência, de transportes oficiais, do departamento de saneamento, oficiais de saúde e segurança, representantes dos distritos vizinhos e muitos, muitos mais. Schoenstatt estava também bem representado pois o objetivo da reunião não era só informar, mas promover o grande trabalho já realizado em conjunto.
Foram apresentadas várias áreas da preparação. 
 
O transporte é uma questão importante. Muitas camionetas e carros estão previstos para as ruas próximas do vale de Schoenstatt, o que é um enorme desafio. Como poderemos assegurar que todos cheguem ao lugar certo no tempo certo, onde serão estacionados os carros? Muitos outros locais de peregrinação, bem como muitos dos Centros de Schoenstatt no mundo vão ser usados para um grande número de peregrinos. A geografia do nosso vale de Schoenstatt fez com que fôssemos bastante criativos. Como é que os trajetos serão sinalizados para que os muitos grupos de várias línguas encontrem os locais que gostariam de ver na sua viagem deste ano de 2014?
Que tipo de menu haverá? Temos pessoas vindas de todo o mundo. Cozinhas precisam de ser construídas, pratos e talheres precisam de ser lavados. E tantas outras coisas…
Quantas pessoas virão? As inscrições estão a chegar. Existem muitas questões que tornam difícil a estimativa do número de participantes. Muitos países já enviaram números estimados, muitos estão em sintonia com as suas agências de viagens e detalhes de alojamento. Vários países que pertencem ao nosso movimento têm mais experiência do que outros, a crise financeira afeta a economia mundial. Muitos estão a pensar se devem ir ou não porque receiam que o local esteja superlotado (se pensa assim - inscreva-se agora). As estimativas estão entre 5000 e 14.000. Este facto afeta muitos aspetos da peregrinação. Veremos na altura.
É bonito ver! Não só vemos a nível internacional que a família de Schoenstatt está alegremente a preparar-se para a peregrinação 2014, mas que muitos outros, incluindo os que vivem próximo de Schoenstatt, esperam com alegria os dias em que se poderão reunir em redor do Santuário Original. A equipa 2014 expressa a sua gratidão pela cooperação e ajuda dadas à nossa família internacional pela comunidade local.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...