quarta-feira, 10 de julho de 2013

Mensagem do Sr. Bispo de Aveiro à Diocese


Oração numa noite de verão

O calor do verão leva-nos a procurar a brisa do mar, a proximidade da água, a sombra das árvores ou a altura das montanhas. E tudo isso dá mais conforto ao corpo e mais sentido e horizonte à vida.
O verão traz-nos também oportunidades de alimentar a alma e de saciar o espírito. E isso só a oração o consegue fazer. Rezar em noite de verão significa procurar Deus desde o alvorecer da manhã, acolher a ternura de Deus na tranquilidade da tarde, encontrar o Senhor Jesus no silêncio da noite e ouvir a voz do Mestre que fala aos discípulos à beira do Lago. Sabemos todos como é bom rezar no silêncio e a sós com Deus. Mas sabemos igualmente como é necessário reunir e rezar com todos quantos procuram Deus de coração sincero.
Nos caminhos de vida e de fé que a Missão Jubilar nos propõe tem todo o sentido valorizar as noites de verão como tempo abençoado de silêncio dado à oração e espaço necessário de encontro de pessoas que se juntam para rezar.
Assim está pensado o próximo dia 11 de Julho. Não é o único dia ao longo do verão em que nos congregamos para a oração, mas é um sinal pedagógico e um dia significativo em que nos queremos reunir, à mesma hora, num espaço público, em cada um dos arciprestados da nossa diocese para rezar: “Um dia vou rezar à noite…Hoje é o dia!”
Saboreemos esta experiência espiritual que nos vai ajudar a perceber o valor de sermos Igreja de Aveiro e de nos sabermos unidos em nome do Senhor para rezar. Ele está no meio de nós. A oração é a alma da vida cristã e da Igreja viva, dinâmica, evangelizadora e missionária que queremos ser.
Valorizemos esta oportunidade para vivermos com a criatividade que o tempo de verão nos proporciona e a que a Missão Jubilar nos convida estes momentos densos de fé e intensos de oração.
Não fazemos férias de Deus nem a Igreja está em férias. Aproveitamos, isso sim, o verão e as férias para nos reunirmos com tempo e com disponibilidade para rezar.
Tenda de Deus
Somos uma Diocese situada à beira mar, com zonas balneares de referência. Aveiro atrai todos os anos muitos veraneantes amigos vindos de longe. Queremos acolhê-los bem. Como é bom, muito bom mesmo, termos tanta gente que gosta da nossa terra, aqui encontra paz e procura descanso e se sente bem recebida e integrada nas nossas comunidades, sempre que aqui chega!
Importa abrir caminhos de proximidade onde o acolhimento se faça missão e o diálogo construa comunhão. Somos campo aberto e chão sagrado onde a Tenda de Deus está plantada, para que aí habite Deus e com Ele possamos viver, rezar e cantar a alegria da fé.
As nossas praias já se habituaram a esta presença da Igreja em iniciativas inspiradas pela pastoral de verão e pautadas pelo desejo de ir ao encontro das pessoas para anunciar o evangelho de Jesus. Em plena areia, beijada pelo mar e procurada por milhares de pessoas, encontraremos este ano a Tenda de Deus. Aí desejamos rezar com serenidade e paz.
Como seria bem que todas as crianças, jovens e famílias que aqui passam as suas férias se acolhessem por momentos nesta Tenda de Deus, que vamos erguer nas praias da Torreira, da Barra e da Vagueira! Queremos que a Tenda de Deus se faça, neste verão, casa de oração e de festa onde habite alegria e nasça paz e esperança para os nossos dias.


Órgão de Tubos da Catedral
Com o restauro e ampliação da Sé de Aveiro, em 1976, o órgão histórico (1754) tornou-se insuficiente para o espaço actual e limitado para a execução do repertório de música sacra que as celebrações exigem.
Impunha-se assim a construção de um órgão novo, aguardado por muitos desde a ampliação da Sé. Este novo órgão não põe em causa a futura recuperação do existente.
O novo órgão, agora construído, tem capacidade para acompanhar as grandes assembleias litúrgicas, dando assim a dignidade e a beleza que a música deve oferecer às celebrações na Sé.
Pensado para servir o culto litúrgico da igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Glória e da Sé de Aveiro, este órgão vem, também, preencher uma lacuna cultural em Aveiro, no âmbito da organística, e prestar um valioso contributo a todos quantos se dedicam à música sacra.
Com características modernas e de tracção mecânica, o novo órgão está colocado na parede nascente do transepto e constitui mais um valioso património da Paróquia de Nossa Senhora da Glória e da Igreja de Aveiro, que vamos legar como herança ao futuro.
O novo órgão vai ser inaugurado no próximo dia 12, às 21, 30 horas, com a bênção e com um primeiro concerto. Que este novo órgão inaugurado em tempo de Missão Jubilar, ao celebrarmos setenta e cinco anos da restauração da nossa Diocese, nos ajude a louvar sempre o “Senhor, nosso Deus, no seu santuário (Sl 150) e a sentir a alegria de sermos discípulos de Jesus nesta Igreja de Aveiro.
“Vive esta hora!” irmão e irmã, como hora de  louvor dado e cantado a Deus para que se elevem ao Senhor hinos de acção de graças pelos dons que dia a dia nos concede neste tempo de bênção e de graça que é a Missão Jubilar!

Aveiro, 7 de Julho de 2013

António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...