terça-feira, 2 de julho de 2013

Rainha do Pão e Rainha do Campo de Concentração (2.07.1942)


No dia 2 de Julho de 1942, Festa da Visitação de Nossa Senhora (Alemanha), cinco meses depois da chegada do Padre Kentenich ao Campo de Concentração de Dachau, numa situação horrível de fome e epidemia de tifo, Padre Kentenich animou os sacerdotes, principalmente os schoenstattianos, para consagrar o Campo de Concentração a Nossa Senhora.
A consagração realizou-se e a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt foi solenemente (tanto quanto possível) proclamada Mãe do Campo e Mãe do Pão, como Advogada e Rainha do Campo de Concentração de Dachau.
 P. Fischer conta:
"No dia 2 de Julho de 1942, encontrávamo-nos reunidos em silêncio e recolhimento, o P.Kentenich, o P.Eise e eu, no nosso comando. Sobre a mesa estavam os colchões que devíamos remendar. (...) O P. Kentenich dirigiu-nos uma meditação muito bela sobre a festa do dia e falou-nos da Mãe como a "Mãe do Pão". A grande fome era o motivo que o levava a fazer estas considerações. o seu coração estava preocupado com as dificuldades da fome. Ocorreu-lhe também o seguinte: "Não poderíamos nomear a Mãe como Rainha do Campo"? E falou-nos da alegria que causaríamos à Santíssima Virgem com esta homenagem. Todos estivemos de acordo com a proposta e num ato simples, elegemos a Mãe, na realidade, quão pouco era aí conhecida e amada. Poucos eram os que a conheciam como Rainha, e poucos corações respondiam ao seu chamado. (...) Pouco depois contou-nos o P. Kentenich que em Schoenstatt seguiu-se esta linha. O Curso das Irmãs de Maria "Sponsa Kinder" tinha nomeado nesse mesmo tempo a MTA como Rainha do Campo, a 15 de agosto de 1942. Quando mais tarde tive de pregar uma conferência às Irmãs, falando sobre a "Rainha do Campo" foi-me entregue uma cartinha com uma oração à Mãe como Rainha do Campo e que dizia: "O senhor contou-nos no retiro como tinham nomeado a Santíssima Virgem como Rainha do Campo. Sem dúvida ser-lhe-á agradável conhecer a nossa oração à Mãe neste sentido. Na festa da Assunção de 1942, reunimo-nos como curso para uma pequena celebração no Santuário. Expressamos à Virgem as grandes dificuldades de Dachau e pedimos que se mostrasse de facto como Mãe Três Vezes Admirável. Com esta oração quisemos nomeá-la "Rainha do Campo" e recordar-lhe a sua grande tarefa. Dividimo-nos em cursos, de maneira tal que a oração era rezada 50 vezes por dia. Depois, foi grande a nossa alegria, ao saber que os senhores tinham feito o mesmo em Dachau, algumas semanas antes. Tanto gostamos da oração que continuaremos a rezá-la, mudando apenas Dachau por Alemanha. E o faremos como agradecimento pela proteção w como súplica pela nossa pátria:
“Admirável Senhora, Rainha poderosa do Campo, acaba com o poder maligno de satanás, desfaz todas as obscuridades e penumbras. Toma o cetro, Tu a Imaculada, e protege sempre Dachau com a coroa da nossa fidelidade, agora e sempre!” 

Do livro: Movimento Apostólico de Schoenstatt – P. Victor Trevisan, P. 273-274 1ºVol

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...