segunda-feira, 30 de abril de 2012

Peregrinação da Família de Schoenstatt a Fátima


"Deus não muda. Nós porém, temos de nos transformar interiormente para podermos estar com ele. Na oração o essencial é a renúncia à importância que damos a nós mesmos. É decisivo aproximarmo-nos de Deus que está sempre à nossa espera e abrirmo-nos de modo que Ele possa atuar em nós.
Hoje, querida Mãe, pedimos-te a graça da transformação, hoje queremos ser!"


"Neste segundo dia de peregrinação temos um desafio: transformar os nossos corações. Hoje vimos para ser! Isto significa que ao longo deste dia vamos rasgar o nosso coração e deixar-nos moldar pelas mãos de Maria.


Descobrindo onde Deus vive comigo, qual é o Seu lugar no meu coração. Encontrar como me posso completar de maneira que me sinto unido e completo com Deus. Só assim posso procurar fazer a Sua Santa vontade em todos os dias da minha vida.
Hoje transformo o meu coração com um único objectivo: para que eu possa ser um Santuário Vivo."
(Guião da Peregrinação)


A Família de Schoenstatt continua a caminhar em direcção a Fátima. Hoje foi efectuada a ligação entre Alcobaça e Porto de Mós. 


A chuva fez a sua aparição e levou a que a Missa prevista para o Castelo de Porto de Mós (que constitui um dos pontos mais marcantes destas peregrinações) tivesse que ser transferida para o Salão da Casa do Povo de Porto de Mós. 


Apesar desta alteração, a Missa foi um momento muito bonito e marcante.
Amanhã, será o encontro de toda a Família de Schoenstatt, na Missa que será celebrada pelas 16 horas, na Capela do  Calvário dos Húngaros.


Fami e Paulo

Escolhe o nome do encontro internacional da JMS - JMJRio2013


Olá Juventude Masculina de Schoenstatt do mundo!

Estamos a pouco mais de um ano do Encontro Internacional da Juventude Masculina de Schoenstatt (JJMS), que vai ocorrer dias antes da JMJ no Rio de Janeiro em 2013.
Sem perder tempo e movidos pelo espírito da Geração Missionária, a Comissão Organizadora já está colocando a mão na massa. Começamos 2012 a todo vapor, e agora chegamos a uma etapa decisiva: a escolha do nome do encontro!
Inspirados pelo lema da JMJ "Ide e fazei discípulos entre todas as nações!" e incendiados pelo fogo da missão, propomos três nomes que expressam esse espírito:
a) IGNIS (palavra em latim cujo significado é FOGO);
b) MISSIO (palavra em latim cujo significado é MISSÃO);
c) MissionáRio (palavra em português que pode ser vista como a junção de duas palavras: "missiona" + "Rio")
A vantagem do nome em latim é que se trata de uma língua universal, que representa toda a Igreja (o encontro em Madri se chamou "Unanimiter", palavra em latim que significa "unanimemente"). A vantagem do nome em português é dar um toque brasileiro, usando o jogo de palavras indicado acima.
Diante destas opções, queremos contar com a ajuda de cada membro da nossa juventude internacional para indicar o melhor nome para o encontro. Portanto, precisamos do teu voto! A votação será até o dia 18 de maio.
Expressa a tua opinião, e desde já faz parte da construção do Encontro Internacional do JMS em 2013!


Rumo a 2014 - traduções para português


Ser Família Internacional exige muitas horas dedicadas a traduções. Recentemente, começamos a nos dar conta que o site internacional de Schoenstatt estava mais rico na língua portuguesa. Isso deve-se a nova colaboradora de Portugal, Maria de Lurdes Dias, de Lisboa. Ela juntou-se à equipa de tradutores e redatores de schoenstatt.org/schoenstatt2014.org em Março de 2012. Traduz artigos e textos de espanhol e de inglês e faz a redação final de artigos em português. A Família de Portugal agradece este presente rumo a 2014.

"O que me motivou a oferecer o meu tempo no trabalho de traduções para as páginas internacionais, foi o ansiar contribuir, como instrumento livre nas mãos de Deus Pai, para edificar um mundo onde o amor, a esperança e a fé num Deus que é Pai, renasça todos os dias, onde todos nos amemos uns aos outros como filhos do mesmo Pai e da mesma Mãe, onde todos possamos trabalhar em prol do bem comum, cuidando especialmente dos pobres, doentes e marginalizados. Este mundo é, o tal mundo, edificado numa Cultura de Aliança, é aquela terra tão cálida e familiar…" - Maria de Lurdes Dias

MP

Encontro Ibérico do Ramo dos Homens


O Encontro Ibérico do Ramo dos Homens acontece de dois em dois anos. Este ano, os portugueses e espanhóis encontraram-se nos dias 21 e 22 de abril em Gijón e Covadonga, Espanha, sob o lema de 2014. Participaram homens de Madrid, Lisboa, Aveiro e Astúrias. O P. Miguel Lencastre também esteve presente. O Paulo Albuquerque da equipa do nosso blogue participou, pela primeira vez, deste encontro. Assim esperamos ter em breve o seu testemunho sobre este acontecimento.


MP

domingo, 29 de abril de 2012

12ª Peregrinação da Família de Schoenstatt a Fátima

E tu? Vens ver ou vens Ser Santuário Vivo?


Vim, e com alegria me acolhes cada dia.
Vim porque despertas em mim
Uma silenciosa e forte santidade de vida diária,
Vim para levar Cristo aos outros.
Mãe, quero ser Santuário.
(Oração da Peregrinação)


A Família de Schoenstatt está a caminho de Fátima, na 12ª Peregrinação da Família. O inicio ocorreu esta manhã, na Praia do Salgado (perto da Nazaré), com a celebração da Missa.
Depois, foi hora de iniciar o caminho que vai levar os peregrinos até Fátima.
Divididos em três grupos:
Os verdes,


Os encarnados,

E os azuis.

O lema para este primeiro dia foi: Vim para ver!
Começamos a nossa peregrinação com a convicção de que queremos VER e por isso vimos à procura do olhar de Deus. Este olhar misericordioso que faz despertar em mim o mais intimo do meu ser.
É no Santuário que posso encontrar a Graça do Acolhimento. Sim, no Santuário encontro Jesus e Nossa Senhora. Aí posso experimentar esta força de me sentir único aos olhos de Deus, de me sentir inundado pelo Seu amor incondicional. Este amor que me transforma e leva a entregar-lhe a vida. Este amor que me faz mover e não ficar apenas como espectador.

Pois eu hoje VIM PARA VER!
(Guião da Peregrinação)


Família de Schoenstatt a caminho de Fátima.

Fami e Paulo

Semana das Vocações - Testemunhos vocacionais de Irmãs de Maria de Schoenstatt

Ao terminar a Semana das Vocações deixamos ficar aqui dois testemunhos vocacionais de Irmãs de Maria da Argentina. Em Espanhol,  a Irmã Úrsula Klein, de 97 anos, fala sobre a sua vida de entrega a Deus e à missão de Schoenstatt. Foi das primeiras jovens missionárias alemãs que partiram para a América do Sul e permaneceu até aos dias de hoje. No segundo vídeo a jovem Irmã Maria conta-nos sobre o seu percurso vocacional. O terceiro vídeo apresenta o apostolado das Irmãs de Maria na área da educação.


MP

Encontro Nacional da Familia de Schoenstatt em Fátima



Já começou - HOJE - a grande peregrinação a pé da Famiíia de Schoenstatt rumo a Fátima. Participam mais de 400 peregrinos que caminham durante 3 dias. Esta peregrinação proporciona um "momento de encontro pessoal e comunitário com Deus, no qual, a caminho de Nossa Senhora no santuário de Fátima, se juntam e partilham os diversos ramos do Movimento de Schoenstatt de Lisboa e de outros pontos do país. É também, em espírito de família, momento para convidar e acolher amigos e conhecidos, e outros que se queiram juntar, para uma experiência que se quer de descoberta do Pai, Deus da Vida, que se vai revelando ao longo do caminho."
No próximo dia 1 de maio, estes peregrinos chegam a Fátima, onde acontecerá o encontro com todos aqueles viajam de autocarro ou de carro para um dia de partilha e oração que começa pela manhã. À tarde, todos juntos participarão da Santa Missa em Valinhos. O encontro com os dois grupos vai terminar, numa caminhada de Valinhos até à Capelinha das Aparições.
A peregrinação a pé começou em 2001, uma iniciativa da Família de Lisboa e em 2010, na celebração do jubileu dos 50 anos de Schoenstatt em Portugal, deu início ao Encontro Nacional da Família de Schoenstatt, em Fátima.

MP

Schoenstatt no "Juntos pela Europa" também no Porto


O Porto é uma das sete cidades portuguesas que quer contribuir para afirmar a sua fé cristã. Juntos, os movimentos da Igreja diocesana do Porto, prepararam um dia cheio, que tem início na Rotunda da Boavista, a partir da qual será feita uma caminhada até ao Seminário de Vilar, onde crianças, jovens, adultos e idosos poderão participar, pois não irão faltar atividades para todos: musica, Workshops, testemunhos, peddy-paper, construção de puzles, e etc. Para desenvolvermos esta jornada, o Porto apoiou-se no Manifesto intitulado “os 7 Sim´s”,  mais concretamente no ´Sim á família”, e no “Sim á solidariedade”. Todo o nosso trabalho, esteve á volta destes dois sim´s. O Movimento Apostólico de Schoenstatt da diocese do Porto colaborou diretamente na preparação de muitas atividades e faz-se representar com crianças, jovens e famílias.
Programa em PDF:
Rosália, Schoenstatt Porto

sábado, 28 de abril de 2012

Crónica da Pedalada ao Santuário de Nossa Senhora de La Salette



Amigos pedalantes de Nossa Senhora (MTA) e toda a Família de Schoenstatt:
Na continuação das nossas ligações neste ano do Santuário e com o objectivo de perfazer 2.500 quilómetros, aqui está o resumo de mais uma etapa, que nos levou no dia 22 de Abril de 2012, do Santuário Tabor, ao Santuário de Nossa Senhora de La Salette, em Oliveira de Azeméis. Somámos assim mais 90 quilómetros ao nosso objectivo.
Mais uma vez, a nossa querida MTA lá estava para nos proteger e assim além de um dia lindo, tudo correu da melhor maneira.


Com o dia a amanhecer encoberto, ameaçando mesmo alguns chuviscos, lá estávamos às 8 horas da manhã, no Santuário de Schoenstatt do Centro Tabor. O grupo, contava à partida com 16 pedalantes, mas à passagem por Cacia aumentou para 17, com a entrada de mais um elemento que pela primeira vez pedalou “Rumo a 2014”. Tivemos algumas ausências por motivos pessoais, mas todos foram lembrados na oração da manhã.
Para além da presença habitual nestas ligações, da velha guarda, tivemos a Juventude Feminina, representada de novo por 3 elementos e a Juventude Masculina, por 2 elementos.




A caminho de Aveiro, pudemos desfrutar da beleza das nossas matas e das salinas, que pela manhã têm uma magia especial…
Os quilómetros seguiram-se em bom ritmo até Loureiro, onde fizemos a nossa paragem para reforço alimentar.
Os últimos dois quilómetros de aproximação a Oliveira de Azeméis, foram os mais duros, pois foram sempre a subir, mas o espírito de entreajuda, resolveu todas as dificuldades.
A subida ao monte de La Salette, foi realizada com muito esforço. Uns a pé, outros montados nas suas bicicletas, mas todo o esforço, foi concerteza uma oferta de cada um para o Capital de Graças.
Chegámos às 11,30 horas, a tempo de participar na Missa de Domingo, mas ficámos no exterior, pois o Santuário estava cheio. Depois da Missa, fizemos a nossa oração de Acção de Graças e o nosso coro deu provas de que está cada vez melhor. O coro contou também com a ajuda de alguns dos acompanhantes.


Mais uma vez, vários familiares nos acompanharam, o que deu origem a um excelente almoço convívio, ao redor de uma mesa que pareceu ter sido lá colocada especialmente para nós.
Após o almoço e de uma pausa no parque de La Salette, iniciámos a viagem de regresso. Pela primeira vez, tivemos uma baixa e assim, no regresso fomos apenas 16.


O regresso correu bem, sem problemas e mais uma vez gostaria de realçar o excelente espírito de grupo e entreajuda entre todos os elementos.
Surgiram algumas ideias novas para este nosso projecto, que todos aprovaram.
Assim, vamos registar todas as nossas ligações num livro que será o diário do “Pedalar Rumo a 2014”.
Este livro e a nossa imagem, serão levadas a Schoenstatt em 2014, para que possa estar presente nas celebrações do centenário do Movimento.


Também a partir de agora, a nossa imagem da MTA dos pedalantes, começou a peregrinar de casa em casa (entre os pedalantes) para assim poder levar a sua protecção a todos os lares e respectivas famílias e poder distribuir as suas Graças, nos momentos de maior dificuldade. Até ao momento, tem estado quase sempre em minha casa e muitas graças me trazido ao longo destes quilómetros. Obrigado MTA!...
Como a previsão para o dia 25 de Abril era de chuva, foi cancelada a ligação a Vila Nova de Monsarros. Mesmo assim, alguns pedalantes queriam arriscar.


Ficou no ar a pergunta: para quando a próxima pedalada?
Aguardemos notícias.

José Vilarinho

"O Santo Social" - P. Kentenich sobre doutrina social da Igreja


ZENIT.org - Acaba de ser publicado na Argentina o livro “O Santo Social: pensamento e práxis de José Kentenich em torno à doutrina social da Igreja”, de Carlos Eduardo Ferré, diretor na Argentina do Centro João Paulo II de Estudos da Doutrina Social da Igreja.
O Movimento de Schoenstatt informa que a apresentação do livro, publicado pela editora Patris Argentina, aconteceu no salão da editora Dunken de Buenos Aires, sob a condução de Alejandro Blanco, da Federação de Sacerdotes de Schoenstatt, e Jorge A. Benedetti, presidente do Grupo Tomás Moro. Eles comentaram a trajetória do autor, analisaram algumas passagens do livro e destacaram a personalidade do Padre José Kentenich.


O acto contou com a presença de líderes políticos e sociais, professores universitários, diplomatas e personalidades do mundo da cultura.
Carlos Eduardo Ferré manifestou que a sua intenção ao publicar o livro é tornar visíveis os valiosos tesouros que permanecem ocultos aos homens do nosso tempo, como os princípios e valores da Doutrina Social da Igreja e o pensamento social do padre José Kentenich, com sua consequente ação na história. Ferré caracterizou Kentenich como um profeta do nosso tempo, um tempo com o qual ele queria se solidarizar.


“O Santo Social” combina duas grandes paixões do autor: o pensamento da Igreja, construído a partir da encarnação do evangelho na questão social, e a admiração pelo padre José Kentenich, fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com seu pensamento e testemunho pessoal. Kentenich interveio ativamente na história do seu tempo e da sua pátria, o que o fez pagar o preço de ser preso no campo de concentração de Dachau e ser vítima de muitas perseguições.
A obra pretende encarar um diálogo entre o ensinamento de Kentenich em matéria social, um dos aspectos menos difundidos da sua personalidade, e os princípios que os cristãos foram elaborando desde o século XX até hoje, enfatizados nas encíclicas sociais e em vários documentos do Concílio Vaticano II.
Kentenich observa profeticamente, no começo do século XX, que a época é de mudanças: uma situação em que o homem do nosso tempo deverá sofrer o que ele denomina de heresia antropológica. O homem, dissociado das suas raízes fundamentais, é violentado na sua liberdade essencial e na sua realização pessoal e comunitária por regimes políticos, sociais e econômicos que provocaram a crise universal que enfrentamos, e que teve como consequência o terrível fenômeno da exclusão de grande parte da humanidade.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Entrega do Lenço das Apóstolas de Maria


O grupo mais jovem da juventude feminina conquistou a sua primeira etapa e por isso recebeu o lenço de Apóstola de Maria. Agora têm um símbolo que as identifica.


Foi no encontro de Páscoa que receberam o seu lenço vermelho. O símbolo da Apóstola de Maria expressa a missão que elas querem realizar no mundo, a partir do Santuário. As 9 meninas e a sua dirigente, a Luciana Lourenço, estão de parabéns por esta conquista, a primeira de muitas no Ramo da JFS.

MP

O Encontro de Páscoa das Apóstolas de Maria


O Encontro de Páscoa das Apóstolas de Maria marca a passagem das etapas da caminhada de vida dos grupos. Este encontro de dois dias é sempre muito esperado pelas meninas, especialmente pela aventura da noite com as suas amiguinhas. É neste encontro que recebem o símbolo correspondente à etapa conquistada. Destacamos o grupo Flores de Amor, pois as meninas fizeram a sua consagração de Apóstola, a Aliança de Amor com a RTA.
O dia de sábado começou com um impulso para a preparação da aspiração de maio, em que a dirigente lhes apresentou José Engling e as flores de maio. Depois tiveram alguns enigmas, sobre o santuário, para decifrar. Da parte da tarde, elaboraram presentes de Páscoa com um trabalho manual. Depois do lanche houve um breve ensaio dos cânticos, para a Missa. O momento mais importante do encontro aconteceu, então, no Santuário com a entrega solene dos símbolos pelo Padre Carlos Alberto.
Durante o jantar já se fazia notar uma grande ansiedade pela noite que se aproximava. Já só se falava da tradicional festa do pijama. Mas antes que esta começasse, tivemos um momento muito bonito e profundo: a nossa vigília de oração. 


Devido à chuva, não fomos ao Santuário como estava programado e improvisamos a nossa oração na sala. Rezamos, no nosso Santuário-Lar, nas intenções que cada uma quis colocar. Uma a uma agradeceram ou pediram concretamente por alguém ou uma situação, e todas juntas de mãos dadas rezamos nessa intenção. Foi realmente um momento tocante, numa atmosfera densa de oração, em que o coração falou alto e, algumas vezes, exigiu lágrimas, especialmente na oração pelas amiguinhas com doenças graves. Surpreendeu que a concentração na oração pelos que trazemos no coração foi mais forte que tudo, pois não havia sinais da ansiedade pela festa.


Terminada a oração e para mudar o ambiente, antes da festa, tivemos a "guerra das almofadas". A festa decorreu com muita alegria nas actividades organizadas.

Domingo de manhã, continuamos os trabalhos. Este tempo pertenceu-lhes, pois foram colocadas questões que dizem respeito a vida de uma Apóstola de Maria.


Ainda tiveram tempo para uma atividade prática, algo que as vai motivar na sua aspiração de Maio.


Arrumar e limpar o quarto foi um desafio. Porém, tudo ficou em ordem, como corresponde a uma Apóstola de Maria.

MP

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Famílias em Movimento - Apresentação do Movimento de Schoenstatt



Conseguimos finalmente, e numa das nossas Horas de Schoenstatt, arranjar um tempo para partilhar convosco, a experiência do encontro com casais, na Anadia, a quem se queria apresentar Schoenstatt como movimento familiar.
Somos a Família e Silva Barroso: o Nuno, a Tina, o Miguel, a Maria Beatriz, o João e o Pedro, de Coimbra e o nosso anjinho no céu. Este ano, dia 13 de Maio, fazemos 12 anos de casamento e pertencemos ao Movimento de Schoenstatt desde muito cedo, integrando neste momento, o 2º Curso da União Apostólica das Famílias.
Schoenstatt como um movimento de apostolado, de espiritualidade e de educação, tem como missão, conduzir a Humanidade ao Pai...forjando o Homem Novo numa Nova Comunidade e é no Santuário, fonte de Vida e de Amor, que buscamos e encontramos a força para vivermos, no tempo atual, o ideal da Família de Nazaré... o ideal de uma família schoenstattiana.
Pela força da Aliança de Amor com Maria, somos chamados a uma espiritualidade e pedagogia próprias, vivendo e aspirando à Santidade da Vida Diária.
É pelo conhecimento de nós próprios, como personalidades queridas por Deus com uma missão também ela somente nossa, e pela procura e encontro do Ideal Pessoal e de Casal que vamos moldando e autoeducando a nossa forma de estar e de nos relacionarmos uns com os outros em família.
Toda a nossa vida de casal e de família tem sido impregnada pelos ensinamentos e proposta de Schoenstatt e tentamos que a nossa vida diária, tão igual a todas as outras vidas familiares, reflita o mais fielmente possível, o legado e exemplo do Padre Kentenich.


Temos a certeza de que Deus, pela mão cuidadosa da Mãe Três Vezes Admirável, nos guia, protege e inflama em nossos corações uma confiança profunda de que Ele é Bom e é Bom tudo o que Ele faz.
Somos uma família "normal" muito embora, nos dias que correm, sintamos que remamos contra a maré...e que os ideais familiares que queremos transmitir a nossos, por enquanto, 4 filhos são ultrapassados...Mas, na calma da noite (o que pode ser numa família numerosa com filhos pequenos, algo atribulado), no final de um dia de trabalho e quando nos reunimos todos no nosso Santuário Lar - Alegre Fecundidade - sentimos que a Mãe nos educa, educa nossos filhos e educa nossa família.
Mas não somos únicos, porque Schoenstatt quer criar ilhas de famílias santas e por isso as nossas aspirações são aconchegadas por outras famílias que querem o mesmo... nossos filhos crescem e sentem que não estão sós e que há outras crianças amigas e famílias que querem ser santas.
Schoenstatt é, assim, um estado de alma, uma forma de viver, um respirar...que nos acompanha pelo dia quer pela forma como vamos vivendo o nosso propósito particular ou horário espiritual ou até nos momentos em que abrimos o Rumo ao Céu e entramos num mundo de entrega a Deus... ou em todas as vezes que olhamos a Imagem da Mãe ou entramos num Santuário... ou levamos a Imagem da Mãe Peregrina ou rezamos no nosso Santuário Lar... tudo à nossa volta, nos lembra que somos filhos prediletos, que queremos ser personalidades livres e fortes, e que nos dirigimos e caminhamos em direção a Deus Pai!

Vossos Tina e Nuno

"Um no Outro, Juntos em Deus, Pela Fecundidade da Família"

Nota: Este é um resumo da apresentação feita pelo casal Tina e Nuno, em Anadia (Igreja dos Arcos), no dia 6 de Março de 2012, numa iniciativa organizada pelos padres de Anadia, denominada: "Famílias em Movimento" à luz do Plano Diocesano da Família.
Obrigado à Tina e ao Nuno por partilharem o seu testemunho.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dê um passo no serviço à vida

Vão começar mais 2 ateliers no Centro Tabor:

Primeiros Socorros
e
Massagem para Bebé.

O primeiro com sessões de 2 horas, uma vez por semana num total de 20 horas, realizar-se-á às quartas-feiras, às 21 horas, com início no dia 9 de Maio. Massagem para bebé terá uma única sessão de 4 horas, ao sábado.
Participar nestes ateliers é colocar-se ao serviço do outro. Pode salvar vidas através dos primeiros socorros, pode proporcionar uma vida mais saudável ao seu bebé e ainda está a contribuir para que crianças de famílias com dificuldades económicas possam frequentar a creche Jardim de Maria.

Informe-se e inscreva-se no Centro Tabor (234320290) ou no Centro Social Padre José Kentenich (234410410)

MP

Atelier de Culinária do Centro Social Padre José Kentenich

A chefe da cozinha

O Atelier de Culinária, a decorrer no Centro Tabor, atrai à cozinha da Casa Padre Kentenich todos os que estão por perto noutras atividades na casa. É mesmo impossível resistir ao cheirinho e segui-lo (até às panelas), cedendo à tentação de provar as iguarias cozinhadas. Na segunda-feira, ao entrar na cozinha e com uma refeição já preparada, uns lavavam a oiça, outros tiravam anotações nos seus cadernos. Esta foi a terceira sessão. Na primeira, aprenderam muitos truques para preparar uma "boa entrada" com mini-croissant com recheio e pequenos pãezinhos de queijo. A segunda sessão passou para as sopas, ou seja uma deliciosa "sopa à gafanhoa". Esta semana cozinharam rojões e favas que estavam deliciosos e algo mais que não me lembro (porque não provei). Quem fica sempre com "água na boca" é o grupo do Atelier de Alemão que tem as sessões à mesma hora.


Cozinhar em equipa é mais fácil e divertido. São bons momentos de aprendizagem e convívio. Quem fica a ganhar é a família.

MP


terça-feira, 24 de abril de 2012

Pedalada a Nossa Senhora de La Salette - Rumo a 2014


No passado Domingo, dia 22 de Abril de 2012, realizou-se mais uma pedalada Rumo a 2014. Desta vez, ligou-se o Santuário de Schoenstatt do Centro Tabor a Oliveira de Azeméis, ao Santuário de Nossa Senhora de La Salette.


Dentro de dias, teremos a crónica completa desta pedalada, em que tudo correu bem. Aos poucos vamos pedalando para atingir o nosso grande objectivo: percorrer 2.500 quilómetros.

José Vilarinho

segunda-feira, 23 de abril de 2012

32 Anos depois, a Mãe Peregrina Original começou nova peregrinação até 2014


Antes da sua viagem para Schoenstatt e Roma, por altura do Centenário da Aliança de Amor, a Mãe Peregrina original vai visitar todo o Brasil. Em 1980, quando João Pozzobon a entregou no Santuário, finalizou a sua peregrinação e foi guardada com muito carinho no Centro Mariano de Santa Maria. Renovando as fontes origens de Schoenstatt e as iniciativas apostólicas comprovadas pelo tempo, a “Primeira Peregrina” vai dar testemunho deste espírito missionário e quer marcar a passagem do centenário para um novo século de empenho pela missão. No dia 18 de Abril foi enviada, depois de uma noite de oração e vigília, para percorrer todo o Brasil. Ela visitará os 22 Santuários de Schoenstatt do Brasil e muitos outros locais.


O Sr. João Pozzobon, no dia 10 de setembro de 1980, quando entregou a Peregrina Original, no Santuário Tabor, disse:
"Vejo algo muito grande para o futuro, algo muito grande! Penso que trinta anos parecem suficientes, mas não são, é pouco. Temos pela frente muito para realizar, muito, muito... parece que estamos a começar. Daqui para diante vamos, realmente, trabalhar. Por isso, Ela preparou um grande campo, e vai necessitar de alguém que possa manter e fazer crescer esse campo, a fim de que possa ser conhecida e amada”. (voz do Sr. João Pozzobon: http://www.tabormta.org/audio/João%20Pozzobon%201980.mp3)

MP

Informação em: www.tabormta.org

O Padre Kentenich na minha vida - 11

António Ruivo - fotografia com o PK

50 Anos de Aliança de Amor

"São momentos muito especiais estes que estamos a viver. Também por isso atrevo-me a divulgar esta foto de Fevereiro ou Março de 1967, que me parece muito especial. É na Haus Regina depois da missa em que fui sacristão do nosso Pai. Eu tinha estado, talvez um mês antes, em conferência com o P. Kentenich no Berg Schönstatt para lhe dizer que me vinha embora.

Agora vinha despedir dele e a Frau Gramlich «arranjou» o ajudar à missa e tomar o pequeno almoço com ele. A foto é depois da missa; uma Senhora de Schönstatt viu-nos e quis tirar a foto, que depois me mandou. Redescobri-a há algum tempo e não parei de ampliá-la porque me lembrava muito bem do aperto que o nosso Pai exercia sobre os meus dedos. O curioso é que só em 1975 eu deixei de ver o grande chefe para ver o pai. Outro dom da Aliança. E a foto passou a ter para mim um significado muito maior: O Pai não nos larga nunca, mesmo quando tem que nos fazer doer. E sem nós percebermos nada. Acho que para todos nós é uma grande mensagem, para termos o coração mais aberto e confiante, sobretudo nós que somos Família do Pai. Portugal tem que perceber que está assim a ser agarrado."

António Ruivo

Fonte: http://www.lisboa.schoenstatt.pt/18-abril-2012/50-anos-de-alianca-do-antonio-ruivo---fotografia-com-o-pk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...