sábado, 28 de abril de 2012

Crónica da Pedalada ao Santuário de Nossa Senhora de La Salette



Amigos pedalantes de Nossa Senhora (MTA) e toda a Família de Schoenstatt:
Na continuação das nossas ligações neste ano do Santuário e com o objectivo de perfazer 2.500 quilómetros, aqui está o resumo de mais uma etapa, que nos levou no dia 22 de Abril de 2012, do Santuário Tabor, ao Santuário de Nossa Senhora de La Salette, em Oliveira de Azeméis. Somámos assim mais 90 quilómetros ao nosso objectivo.
Mais uma vez, a nossa querida MTA lá estava para nos proteger e assim além de um dia lindo, tudo correu da melhor maneira.


Com o dia a amanhecer encoberto, ameaçando mesmo alguns chuviscos, lá estávamos às 8 horas da manhã, no Santuário de Schoenstatt do Centro Tabor. O grupo, contava à partida com 16 pedalantes, mas à passagem por Cacia aumentou para 17, com a entrada de mais um elemento que pela primeira vez pedalou “Rumo a 2014”. Tivemos algumas ausências por motivos pessoais, mas todos foram lembrados na oração da manhã.
Para além da presença habitual nestas ligações, da velha guarda, tivemos a Juventude Feminina, representada de novo por 3 elementos e a Juventude Masculina, por 2 elementos.




A caminho de Aveiro, pudemos desfrutar da beleza das nossas matas e das salinas, que pela manhã têm uma magia especial…
Os quilómetros seguiram-se em bom ritmo até Loureiro, onde fizemos a nossa paragem para reforço alimentar.
Os últimos dois quilómetros de aproximação a Oliveira de Azeméis, foram os mais duros, pois foram sempre a subir, mas o espírito de entreajuda, resolveu todas as dificuldades.
A subida ao monte de La Salette, foi realizada com muito esforço. Uns a pé, outros montados nas suas bicicletas, mas todo o esforço, foi concerteza uma oferta de cada um para o Capital de Graças.
Chegámos às 11,30 horas, a tempo de participar na Missa de Domingo, mas ficámos no exterior, pois o Santuário estava cheio. Depois da Missa, fizemos a nossa oração de Acção de Graças e o nosso coro deu provas de que está cada vez melhor. O coro contou também com a ajuda de alguns dos acompanhantes.


Mais uma vez, vários familiares nos acompanharam, o que deu origem a um excelente almoço convívio, ao redor de uma mesa que pareceu ter sido lá colocada especialmente para nós.
Após o almoço e de uma pausa no parque de La Salette, iniciámos a viagem de regresso. Pela primeira vez, tivemos uma baixa e assim, no regresso fomos apenas 16.


O regresso correu bem, sem problemas e mais uma vez gostaria de realçar o excelente espírito de grupo e entreajuda entre todos os elementos.
Surgiram algumas ideias novas para este nosso projecto, que todos aprovaram.
Assim, vamos registar todas as nossas ligações num livro que será o diário do “Pedalar Rumo a 2014”.
Este livro e a nossa imagem, serão levadas a Schoenstatt em 2014, para que possa estar presente nas celebrações do centenário do Movimento.


Também a partir de agora, a nossa imagem da MTA dos pedalantes, começou a peregrinar de casa em casa (entre os pedalantes) para assim poder levar a sua protecção a todos os lares e respectivas famílias e poder distribuir as suas Graças, nos momentos de maior dificuldade. Até ao momento, tem estado quase sempre em minha casa e muitas graças me trazido ao longo destes quilómetros. Obrigado MTA!...
Como a previsão para o dia 25 de Abril era de chuva, foi cancelada a ligação a Vila Nova de Monsarros. Mesmo assim, alguns pedalantes queriam arriscar.


Ficou no ar a pergunta: para quando a próxima pedalada?
Aguardemos notícias.

José Vilarinho

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...