segunda-feira, 16 de abril de 2012

Retiro anual da Liga das Famílias - Aveiro e Coimbra


"Como família do Pai das Dioceses de Aveiro e Coimbra, reunimo-nos junto ao Santuário Tabor Matris Ecclesiae para o nosso retiro anual. Queremos agradecer à nossa Mãe esta grande graça e entregar-lhe a caminhada que fizemos neste último ano, toda a vida e aspiração dos nossos grupos e casais de toda a Obra Familiar.
A vida que brota da Aliança de Amor, a experiência de família e a conquista da nossa missão, exigem de cada um de nós, uma atitude de co-responsabilidade e comprometimento com a grande missão que recebemos do nosso Pai e Fundador e que queremos e devemos levar ao Mundo e às gerações futuras.
Como casais fomos chamados a ser instrumentos com os quais a nossa Mãe e Raínha, quer conduzir a sua Família neste tempo de graças."
(Texto do guião do encontro da Liga das Famílias)


No passado mês de Março de 2012, dias 30 e 31, realizou-se o retiro anual da Liga das Famílias das Dioceses de Aveiro e Coimbra. 
O retiro deste ano teve como tema central o Santuário Coração.
Na sexta feira à noite, o retiro iniciou-se com a Via Sacra.

"Divino Jesus, nós Famílias de Schoenstatt, a quem foi confiada a grande missão de gerar, levar e servir a vida divina nos nossos lares, queremos acompanhar-Vos, no caminho do Calvário, com a nossa Mãe, Raínha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, a fim de que, pela meditação da Vossa paixão e morte, reconheçamos o que ainda nos falta para sermos Santuários Vivos da família e imitarmos as Vossas virtudes, especialmente aquela força misteriosa que é o segredo de toda a Vossa vida: o Vosso amor heróico ao Pai e a todos os homens."


 No sábado, existiram quatro módulos (conferências) e muita reflexão em casal. Houve também o Terço meditado e a participação na Missa das 18 horas. O encerramento teve lugar no final da Missa, junto à Taça de Engling.



"Santuário Coração, refere-se ao coração humano como morada de Deus Trino. Com o tempo, temos que aprender a abranger profundamente essas verdades, se quisermos permanecer firmes no tempo actual. Se nós, homens modernos, descobríssemos novamente a Deus em nós, estaríamos sempre calmos, tranquilos e abrigados. O descobrir novamente a Deus no nosso coração, em particular a actuação do Espírito Santo, isto será da mais profunda importância para a nossa vida, sim, para a nossa vida espiritual, mas também para a saúde corporal e espiritual".
(Texto retirado do guião do retiro).

São, Carlos Pedro, Fami e Paulo 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...