quinta-feira, 26 de abril de 2012

Famílias em Movimento - Apresentação do Movimento de Schoenstatt



Conseguimos finalmente, e numa das nossas Horas de Schoenstatt, arranjar um tempo para partilhar convosco, a experiência do encontro com casais, na Anadia, a quem se queria apresentar Schoenstatt como movimento familiar.
Somos a Família e Silva Barroso: o Nuno, a Tina, o Miguel, a Maria Beatriz, o João e o Pedro, de Coimbra e o nosso anjinho no céu. Este ano, dia 13 de Maio, fazemos 12 anos de casamento e pertencemos ao Movimento de Schoenstatt desde muito cedo, integrando neste momento, o 2º Curso da União Apostólica das Famílias.
Schoenstatt como um movimento de apostolado, de espiritualidade e de educação, tem como missão, conduzir a Humanidade ao Pai...forjando o Homem Novo numa Nova Comunidade e é no Santuário, fonte de Vida e de Amor, que buscamos e encontramos a força para vivermos, no tempo atual, o ideal da Família de Nazaré... o ideal de uma família schoenstattiana.
Pela força da Aliança de Amor com Maria, somos chamados a uma espiritualidade e pedagogia próprias, vivendo e aspirando à Santidade da Vida Diária.
É pelo conhecimento de nós próprios, como personalidades queridas por Deus com uma missão também ela somente nossa, e pela procura e encontro do Ideal Pessoal e de Casal que vamos moldando e autoeducando a nossa forma de estar e de nos relacionarmos uns com os outros em família.
Toda a nossa vida de casal e de família tem sido impregnada pelos ensinamentos e proposta de Schoenstatt e tentamos que a nossa vida diária, tão igual a todas as outras vidas familiares, reflita o mais fielmente possível, o legado e exemplo do Padre Kentenich.


Temos a certeza de que Deus, pela mão cuidadosa da Mãe Três Vezes Admirável, nos guia, protege e inflama em nossos corações uma confiança profunda de que Ele é Bom e é Bom tudo o que Ele faz.
Somos uma família "normal" muito embora, nos dias que correm, sintamos que remamos contra a maré...e que os ideais familiares que queremos transmitir a nossos, por enquanto, 4 filhos são ultrapassados...Mas, na calma da noite (o que pode ser numa família numerosa com filhos pequenos, algo atribulado), no final de um dia de trabalho e quando nos reunimos todos no nosso Santuário Lar - Alegre Fecundidade - sentimos que a Mãe nos educa, educa nossos filhos e educa nossa família.
Mas não somos únicos, porque Schoenstatt quer criar ilhas de famílias santas e por isso as nossas aspirações são aconchegadas por outras famílias que querem o mesmo... nossos filhos crescem e sentem que não estão sós e que há outras crianças amigas e famílias que querem ser santas.
Schoenstatt é, assim, um estado de alma, uma forma de viver, um respirar...que nos acompanha pelo dia quer pela forma como vamos vivendo o nosso propósito particular ou horário espiritual ou até nos momentos em que abrimos o Rumo ao Céu e entramos num mundo de entrega a Deus... ou em todas as vezes que olhamos a Imagem da Mãe ou entramos num Santuário... ou levamos a Imagem da Mãe Peregrina ou rezamos no nosso Santuário Lar... tudo à nossa volta, nos lembra que somos filhos prediletos, que queremos ser personalidades livres e fortes, e que nos dirigimos e caminhamos em direção a Deus Pai!

Vossos Tina e Nuno

"Um no Outro, Juntos em Deus, Pela Fecundidade da Família"

Nota: Este é um resumo da apresentação feita pelo casal Tina e Nuno, em Anadia (Igreja dos Arcos), no dia 6 de Março de 2012, numa iniciativa organizada pelos padres de Anadia, denominada: "Famílias em Movimento" à luz do Plano Diocesano da Família.
Obrigado à Tina e ao Nuno por partilharem o seu testemunho.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...