quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vigília Pascal no Centro Tabor


No dia 08 de Abril de 2012, pelas 05,30 horas da manhã, teve inicio no Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro, a vigília pascal, que teve o seu ponto alto, quando um pouco antes do nascer do sol, se proclamou a ressurreição de Jesus Cristo.
Atendendo à hora a que teve lugar esta vigília, um número bastante aceitável de pessoas, respondeu à chamada e pudemos assim em conjunto celebrar a vitória de Jesus Cristo, sobre a morte.;
Nesta vigília a celebração articula-se em quatro partes: a) a liturgia da luz ou "lucernário"; b) a liturgia da Palavra; c) a liturgia batismal; d) a liturgia eucarística.


A liturgia da luz, consiste na benção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do precónio pascal. O lume novo e o círio pascal simbolizam a luz da Páscoa, que é Cristo, luz do mundo.
O texto pascal afirma: "a luz de Cristo dissipa as trevas de todo o mundo e convida a celebrar o esplendor admirável desta luz na noite ditosa, em que o céu se une à terra, em que o homem se encontra com Deus!"


A liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos e a leitura apostólica sobre o Batismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo.



A liturgia batismal é parte integrante da celebração. Quando não há batismo, faz-se a bênção da fonte batismal e a renovação das promessas do batismo.
Foi feita também a bênção da água e a aspersão de toda a assembleia com a água benta.



A liturgia eucarística é o momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.


No final da celebração, tomámos o pequeno almoço em conjunto na Casa José Engling.

"Faça-se a luz! disse Deus. E a luz foi feita. Jesus ressuscita do sepulcro. A vida é mais forte que a morte. O bem é mais forte que o mal. O amor é mais forte que o ódio. A verdade é mais forte que a mentira. A escuridão dos dias anteriores dissipou-se no momento em que Jesus ressuscita do sepulcro e Se torna, pura luz de Deus."
(Papa Bento XVI na Vigilia Pascal de 07 de Abril de 2012)

Fami e Paulo

Nota: O texto acima foi elaborado com base num escrito do Padre José Cordeiro, Reitor do Pontifício Colégio Português de Roma e publicado no site da Agência Ecclesia.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...