terça-feira, 17 de abril de 2012

Coroação da Rainha da Família numa paróquia da Diocese de Aveiro


No passado mês, a paróquia de Fermentelos da diocese de Aveiro coroou Nossa Senhora como Rainha da Família em 14 Imagens da Mãe Peregrina, que visitam mais de 300 famílias nessa paróquia. Foi um momento simples, mas que teve uma preparação de um ano, durante o qual as famílias receberam em suas casas um impulso mensal para a conquista de algumas atitudes que manifestam o nosso amor à Mãe de Deus. Aprender a louvar, agradecer e a pedir foram alguns dos desafios lançados. A corrente de coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa, em toda a Europa e particularmente em Portugal, está a unir as famílias na paróquia e as paróquias entre si neste grande desígnio: implorar à Mãe Peregrina que reine na Europa e nos ajude a torná-la mais cristã a partir das famílias.


Ao chegamos à paróquia de Fermentelos, esperava-nos um trono já erigido para as 14 Imagens. Apesar de ser ainda cedo para a Santa Missa, sentia-se uma atmosfera de festa, algo ia acontecer nessa hora. Esperávamos a chegada do sacerdote, o P. Costa Leite, para acertarmos os últimos pormenores e nesse tempo de espera foi muito bonito sentir a alegria e carinho dos antigos missionários que se davam a conhecer. Uma senhora idosa, a primeira missionária,  fez questão de se apresentar como a primeira coordenadora e contou como foi difícil, nos inícios, começar com a Campanha da Mãe Peregrina na paróquia. Por isso, sentia que o ato que se ia realizar, a entrega da coroa a Nossa Senhora, era também a coroação de toda a missão destes anos passados.


Depois de tudo combinado, foi celebrada a Santa Missa. Antes da bênção final, procedeu-se então à coroação. A Ir. Paula disse umas palavras de introdução ao ato que íamos realizar, seguindo-se a bênção das catorze coroas. A emoção foi grande quando o sacerdote, o Padre Costa Leite, colocou as coroas nas Imagens, enquanto o grupo coral cantava um cântico mariano. Depois todo o povo rezou a oração de coroação. Terminada a pequena celebração, os missionários foram convidados a integrar a procissão final. A todas as pessoas foi distribuída uma pagela com a fotografia da imagem da Mãe Peregrina e a oração de coroação.
A alegria dos 14 missionários era manifestada pelas suas palavras, ou mesmo pela falta delas, nos momentos após a fotografia de grupo.


Na igreja, algumas pessoas, especialmente as que receberiam imagem da Mãe Peregrina nesse dia, permaneciam ainda a saborear o momento com a Imagem, agora, coroada.

Ir.Paula Leite, CMP

Fotos: Paulo e Fami

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...