sábado, 5 de novembro de 2011

"A primeira santa de Schoenstatt em São Luís", Argentina - aos 10 anos


No dia 2 de Novembro, dia dos Fiéis Defuntos, aconteceu uma tragédia na Argentina, envolvendo os alunos de um colégio de Schoenstatt, o colégio Santa Maria. Um acidente noticiado pela violência e morte de 6 crianças, com 10 e 11 anos, e 2 adultos, a Subdiretora (30) e uma Auxiliar de Educação (23). Um comboio de carga abalroou um pequeno autocarro com cerca de 40 pessoas, a maioria crianças. Viajavam alunas do 5ºano, com o objetivo de realizar uma ação missionária na localidade de Cazadores e na zuna rural de São Luís. Dirigiam-se para lá com grande espírito evangelizador, levando alegria, pois - segundo contam as sobreviventes - cantavam durante a viagem e no momento do impacto fatal para algumas delas. Depois desta ação missionária, estas crianças iam participar de um retiro ou convívio espiritual.

 

“A primeira santa de Schoenstatt em São Luís" - P. Alan Sosa


Das seis meninas que morreram, uma delas era Luz Maria Bianciotti que - segundo o Padre Alan Sosa, sacerdote diocesano de Schoenstatt - é "a primeira santa da Obra das Famílias do Movimento em São Luís", Argentina. O sacerdote seguia num carro à frente, para indicar o caminho e por isso foi o primeiro a socorrer as vítimas. Luz Maria era filha mais velha de um casal com três filhos, que pertence à Obra das Famílias e faz parte do grupo fundador em São Luís. Este casal que tem dado, permanentemente, exemplo na educação à santidade dos seus filhos, demonstrou uma força única neste momento de dor.
A Missa de corpo presente de "Lucecita", como era chamada, e das suas colegas foi celebrada pelo Bispo, na Catedral, com participação da Família de Schoenstatt: famílias, missionários, jovens, profissionais, sacerdotes e Irmãs. Com cânticos e orações despediam-se da Lucecita, alguns com lágrimas nos olhos, outros talvez pensando nos seus filhos...
Na homilia, o Bispo explicou que Deus quer dizer algo com este acontecimento, que "a vida não termina aqui. Seguramente será um bem para São Luis, para o Colégio Santa Maria." "Não há palavras para consolar uma mãe que se despediu, como todos os dias, da sua filha, sem saber que não voltaria a vê-la", reconheceu que "a dor é um mistério difícil de entender e mais difícil de viver." Pediu à Virgem Maria que "conforte e dê a suavidade do consolo aos pais e irmãos. Ela conhece a dor. Estava de pé aos pés da cruz do seu Filho. Que intercedam estes novos anjos. Uma das meninas ainda tinha, entre os seus dedos, o Santo Rosário. Rosário que, com as suas Ave-Marias, rezavam."
Hoje, 5 de Novembro, a Missa "Rumo a 2014" no Santuário Original foi oferecida pela alma de Luz Maria e pelas outras vítimas.
(Extratos do texto em www.schoenstatt.org e www.aica.org)
Fotos: www.schoenstatt.org

MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...