segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Jornadas de Dirigentes 2011 (Centro - Norte) - 3

 
No dia 8 de Outubro,as Jornadas de Dirigentes foram junto ao Santuário de Schoenstatt de Braga (Soutelo – Vila Verde). “Teu santuário, nossa missão” foi o lema que orientou os trabalhos dos cerca de 80 participantes vindos das dioceses de Braga, Porto, Aveiro e Coimbra. O dia foi uma experiência da rede de santuários que nasce do Santuário Original.


A imagem da rede de pescadores, na qual se foram colocando fotografias das diversas realidades do santuário de Schoenstatt, ajudou a visualizar a sua abrangência: do santuário original surgiram os santuários filiais nos 5 continentes, a eles se unem os santuários – lar, presentes em tantas famílias (verdadeiras igrejas domésticas); a imagem da Mãe Peregrina, por sua vez, faz-se Santuário peregrino e chega a tantas situações da vida humana, em muitas das quais encontramos ainda eremitas, santuários paroquiais e santuários do trabalho; a realidade do Santuário em rede toca ainda o mais íntimo de cada pessoa quando o coração se deixa transformar num Santuário onde habita a Mãe Três Vezes Admirável.
O tema de reflexão ajudou a aprofundar o “mistério de Schoenstatt” que se encontra no Santuário e tendo em conta o contexto deste Ano do Santuário, os cerca de 80 participantes puderam aprofundar o carisma do Movimento e encontrar caminhos para viver este ano sob o lema “teu santuário, nossa missão”.


Depois da missa final, no envio a partir do Santuário, todos foram surpreendidos com um presente que era convite ao compromisso: uma pequena talha para cada família, recordando a talha que há em cada Santuário onde são entregues diariamente as ofertas para o “Capital de Graças”.


 Como nas bodas de Caná, seguimos o pedido de Jesus para encher as talhas de água, neste caso, trazemos as gotas da nossa vida feita de alegrias e tristezas, sacrifícios e conquistas, e sobretudo, vivida no esforço por nos assemelharmos cada dia a Jesus e a Maria.

Padre José Melo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...