sábado, 19 de novembro de 2011

Peregrinação do Arciprestado de Ilhavo ao Santuário de Schoenstatt


Pela ocasião da celebração da semana de oração pelas vocações, que ocorre todos os anos à volta do dia 2 de Fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, o Arciprestado de Ílhavo tem vivido de forma especial essa semana. De Segunda a Sexta-feira, percorrendo uma a uma as nossas Paróquias (6), depois de uma tarde de adoração ao Santíssimo Sacramento, todos os Sacerdotes concelebram na Eucaristia das 20 horas, na paróquia onde, nesse dia, nos encontramos com todos os fiéis para rezar pelas vocações.

Este ano e por várias razões, realizamos esses dias de oração pelas vocações integrada na semana dos Seminários. Ao mesmo tempo, e porque o plano diocesano de pastoral nos convida este ano a celebrar a Família, realizamos a nível arciprestal a celebração do dia da Família. Assim, na vez de encerrar a semana de oração pelas vocações no Sábado, como vem sendo habitual, terminamos com uma peregrinação das Paróquias, ao Santuário de Schoenstatt.


Durante toda a semana fizemos uma maravilhosa experiência de família, reunidos em oração. É na comunidade que somos mais família, abrindo-nos aos outros e entregando a nossa riqueza interior. Esse foi o convite que o Senhor nos fez no Evangelho desse Domingo: não enterrar os nossos talentos, não nos fecharmos sobre nós mesmos nos nossos egoísmos mas abri-nos à comunidade dando o melhor da cada um. Só nessa doação total poderei chegar a ser a personalidade que Deus pensou para mim.
Fizemos um apelo aos Jovens, desafiando-os a uma entrega mais radical e géneros, consagrada ao Senhor, como doação de si mesmo a favor do Reino de Deus.


Às famílias também lançamos um desafio: tomando a Sagrada Família de Nazaré como modelo, serem na Igreja e no mundo o rosto vivo do Deus que ama, conscientes de que a família é o lugar privilegiado e berço das vocações, tanto para a vida consagrada como para a própria família natural.


As Paróquias do nosso Arciprestado na sua maioria são marianas: Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora da Encarnação, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Saúde da Costa Nova – Barra é Sagrada Família e Ílhavo São Salvador. Foi, por isso, uma vivência Mariana muito linda, à sombra do Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, onde Maria nos convida a entregar e a entregar-se como Ela 100% ao Senhor, ou seja a fazer render todos os nossos talentos no Reino de Deus.

Padre Carlos Alberto
(ISch)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...