domingo, 6 de novembro de 2011

A abertura do Ano do Santuário no contexto do Rumo a 2014


No Santuário Original, na vigília do dia 18 de Outubro, celebrou-se a abertura do Ano do Santuário (2011-12) e através das imagens da internet e pelo chat, ou simplesmente pelas velas acesas em cada santuário, pelo mundo inteiro iluminou-se uma rede de luz que uniu santuários, pessoas e famílias.
Em Portugal, a abertura deste ano realizou-se em torno ao dia 18, em cada um dos quatro Santuários. As Jornadas de Dirigentes, realizadas no sul e no centro – norte, lançaram as pistas para seguirmos na grande peregrinação para o 2014, a celebração dos cem anos da Aliança de Amor. "Tua Aliança, nossa missão" continua a ser o nosso lema.
A forma como foi celebrado o dia 18 de Outubro, a voz da Igreja e a situação em que vive o nosso país, são desafios concretos para fazermos do nosso Santuário um lugar de missão, um cenáculo a partir do qual são enviados novos missionários da Aliança.
No mês das missões, realizou-se em Roma um congresso da Nova Evangelização com a presença de numerosos Movimentos e Novas Comunidades. A presença de Schoenstatt é expressão desse nosso compromisso com a missão da Igreja para o nosso tempo. O Papa Bento XVI, nesse contexto, anunciou o ano da fé - de Outubro 2012 a Novembro de 2013.
Um projecto concreto da missão para o nosso tempo é o "Juntos para a Europa". Trata-se de uma plataforma de Movimentos e Novas comunidades que, pelo caminho da comunhão, procuram contribuir para uma Europa do espírito, fortalecendo as suas raízes cristãs. A 12 de Maio de 2012 realizar-se-á um grande evento em cerca de 100 cidades europeias, algumas no nosso país.
Ser enviado e ser fecundo é uma graça que queremos implorar neste ano. Que a oração do P. Kentenich marque o ritmo da nossa vida:

(Pai Nosso) no santuário estamos reunidos.
Aí os nossos corações se inflamam no amor à Mãe Três Vezes Admirável
que, através de nós, quer construir o Teu Reino. (RC.4)

Padre José Melo
Director nacional do Movimento de Schoenstatt

(Este texto foi publicado no site nacional do Movimento de Schoenstatt, http://www.schoenstatt.pt/ com o título "Editorial do Mês de Novembro de 2011.) 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...