segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dia da Aliança no Ano do Santuário


No dia 18 de Novembro, festejamos o primeiro Dia da Aliança no Ano do Santuário. Por isso, tivemos algumas alterações, que pretendemos manter durante este ano. Queremos dar mais vida ao nosso lema: "Teu Santuário, nossa Missão!" e por isso temos que conhecer melhor a vida gerada no Santuário. Um dos meios é conhecer melhor a vida dos nossos heróis, não para os copiar, mas sim, para nos deixarmos inspirar para o nosso caminho original de santidade. Cada celebração do Dia 18 é preparada por um Ramo e toda a dinâmica é de sua responsabilidade. Em cada mês vai-se apresentar um herói de Schoenstatt. Este mês, a celebração foi da responsabilidade do Ramo das Famílias e este apresentou um herói das suas fileiras: o Dr. Fritz Kühr, do Instituto das Famílias de Schoenstatt.


Dr.Kühr, alemão, era casado com Helena Keespe. Para grande pesar do casal, não tiveram filhos. Por causa de suas atividades político-sociais e envolvimento nos partidos políticos durante a segunda guerra mundial,  é preso em Março de 1938 e levado para o Campo de Concentração de Dachau, onde passa quase cinco anos e meio. Ali trabalha na parte administrativa. No "inferno" de Dachau, o Dr. Kühr conserva a sua dignidade e atitude cristã. Aproveita a sua posição para ajudar muitos dos prisioneiros. Conhece, então, o P. Kentenich e dele capta a ideia a respeito da formação do homem novo na nova comunidade. Nesta visão do Padre Kentenich, encontra o que tanto buscava nas suas reflexões pessoais. Com o seu ideal pessoal como meta, coloca-se à disposição do Padre Kentenich, no meio dos horrores de Dachau, para a fundação da Obra das Famílias. Assim, no dia 16 de Julho de 1942, o Dr. Kühr, pelas mãos do Pai e Fundador, faz sua consagração e torna-se o primeiro noviço do Instituto de Famílias de Schoenstatt. Em 1947, depois de dez anos sem ver sua esposa, consegue viajar ao Brasil, onde ela estava desde 1938, para ficar ao seu lado até o dia de sua morte, no ano de 1950. Quando o Padre Kentenich visitou o Brasil, encontrou-se com o Dr. Kühr e deu-lhe orientações para sua vida pessoal. Dr. Kühr ofereceu, conscientemente, o seu sofrimento e a sua morte pela missão que abraçara no dia de sua consagração.


Como em cada dia 18, terminamos a celebração no Santuário, desta vez, debaixo de uma chuva torrencial, que não nos permitiu queimar o Capital de Graças. Como a frente do Santuário está, ainda, protegida por um toldo, foi possível ficarmos à volta da imagem do Pai e Fundador, renovando a nossa Aliança de Amor.
MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...