terça-feira, 15 de novembro de 2011

Missão País: Jovens universitários apostados em «mudar» Portugal

Projeto criado pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt contribui para desenvolver nos mais novos uma maior consciência de dever cívico.

Ouvir na Antena:
  
Lisboa, 15 nov 2011 (Ecclesia) – Afonso Corte-Real faz parte da equipa coordenadora da Missão País, um projeto que mobiliza todos os anos centenas de jovens universitários para ações de voluntariado junto das comunidades mais carenciadas.
Em declarações ao Programa da Igreja Católica desta segunda-feira, na Antena 1, este estudante de Economia explica que o que está em causa, com esta ação de caráter social e católico, é “mudar” Portugal.
“As pessoas às vezes dizem que este país não está nada bom, temos que ir para fora, temos de ir para outro lado, mas se nós não fizermos nada, nada acontecerá, é muito importante estarmos presentes e fazermos a nossa missão”, realça.
A Missão País nasceu em 2003, através do movimento apostólico de Schoenstatt – o que começou apenas com uma missão na Universidade Nova de Lisboa conta atualmente com 16 missões em 14 faculdades diferentes.
Através da colaboração de missionários e não missionários, os jovens têm a possibilidade de se colocar “ao serviço” das comunidades, ao mesmo tempo que cresce nas universidades uma maior consciência de dever cívico.
Cada missão, com a duração de uma semana, centra-se numa localidade onde tenham sido identificadas necessidades de apoio social, a partir do contacto com diversas instituições, como escolas, lares ou centros sociais paroquiais.
Para Afonso Corte-Real, depois de “um ano na faculdade, a aprender muita coisa”, trata-se essencialmente de uma oportunidade de “retribuir um bocadinho à sociedade e dar testemunho da fé”.
É também “uma escola de vida” em que cada um dos participantes sai enriquecido com a “generosidade” daqueles com quem colaboram, sejam missionários, sacerdotes ou leigos.
No ano passado, cerca de 600 estudantes universitários aproveitaram a pausa das aulas, em janeiro, para dinamizar grupos de crianças e jovens, visitar idosos e levar o ideal cristãos, porta a porta, em diversas regiões do país.
Para aqueles que queiram participar pela primeira vez na iniciativa, aquele responsável pede um “sorriso na cara, uma voz alegre” e muita disponibilidade.
“Às vezes podemos estar mais cansados ou não ter paciência para muitas coisas mas basta um pequeno esforço, uma atenção especial para fazer a diferença”, aponta Afonso Corte-Real.
No seguimento da festa de São Martinho, santo associado à solidariedade, o Programa da Igreja Católica na Antena 1 apresenta esta semana alguns projetos e histórias de pessoas que atualmente disponibilizam o seu tempo para ajudar os outros.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...