quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Papa João Paulo II explica-nos o Advento


O cristianismo vive o mistério da vinda real de Deus

"Já estamos habituados à palavra "advento". Sabemos o que significa, mas precisamente pelo facto de nos termos familiarizado com ela, talvez não cheguemos a compreender toda a riqueza que esse conceito encerra.
Advento significa "chegada".
Assim, devemos perguntar-nos: quem é que chega? E porque vem?
Para esta pergunta, encontramos logo a resposta. Até os pequeninos sabem que é Jesus que vem, para eles e para todos os homens. Vem numa noite a Belém, nasce numa gruta que servia de estábulo para os animais.
Isto, que as crianças sabem, sabem-no igualmente os adultos que compartilham a alegria dos pequeninos e que na noite de Natal parece tornarem-se, também eles criancinhas.


Contudo, muitas são as interrogações que devemos pôr-nos. O homem tem o direito e mesmo o dever, de perguntar, para saber. Há ainda, porém, quem duvide e embora compartilhe a alegria do Natal, pareça estranho à verdade que ele encerra.
É por isso que temos o tempo do Advento, de modo que todos os anos possamos penetrar de novo nesta verdade essencial do cristianismo.
A verdade do cristianismo corresponde a duas realidades fundamentais que não podemos nunca perder de vista. Ambas estão intimamente ligadas entre si. E, precisamente, esta ligação é tão intima, que uma realidade parece explicar a outra. Esta é a nota característica do cristianismo. A primeira realidade chama-se Deus, a segunda, o homem.
O cristianismo nasce de uma relação particular entre Deus e o homem. 
É por isso que o cristianismo não é só uma religião de advento, mas é o próprio Advento.
O cristianismo vive o mistério da vinda de Deus até ao homem e com esta realidade palpita e pulsa constantemente. Ela é, simplesmente, a vida mesma do cristianismo. Trata-se de uma realidade ao mesmo tempo profunda e simples, aberta à compreensão e à sensibilidade de cada um dos homens e sobretudo de quem, por ocasião da noite de Natal, sabe tornar-se criança. Não foi em vão que, uma vez, Jesus disse: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não entrareis no reino dos céus (Mateus 18,3).
O Advento - como tempo litúrgico do ano eclesial - faz-nos voltar aos inícios da Revelação. E precisamente nos inícios encontramo-nos logo com a ligação fundamental destas duas realidades: Deus e o homem."
(Catequese do Papa João Paulo II sobre o Advento, em 29 de Novembro de 1978)

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...