quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Data do Aniversário do Padre Kentenich


Padre José Kentenich a comemorar 80 anos (1965)


No dia 16 de Novembro celebramos o nascimento do Padre José Kentenich (1885 – 1965). A data foi confirmada pelas últimas investigações que reconheceram o registo no dia 18, mas o nascimento no dia 16.
Nesse sentido, a Presidência Internacional da Família de Schoenstatt deliberou em Maio de 2011:

"Celebramos oficialmente o aniversário do Padre Kentenich a 16 de Novembro.

As mais recentes investigações trouxeram à luz o facto de que o Padre Kentenich nasceu no dia 16 de Novembro - o dia em que, durante a sua vida, sempre se festejou o seu aniversário. Após a sua morte, as anotações em alguns documentos levaram a pensar que a data de nascimento fosse o dia 18 de Novembro - e durante muitos anos, celebrou-se este dia.
O arquivo civil da cidade de Erftstadt (à qual pertence também Gymnich) reconheceu recentemente as investigações e formalizou, por escrito, a data de 16 de Novembro de 1885 como data de nascimento do Padre Kentenich.
A Presidência Internacional decidiu transmitir e colocar em vigor desde já a nova data oficial; eventualmente será necessário fazer a alteração correspondente em textos, livros ou outros meios de comunicação.

O próximo aniversário do Padre Kentenich será celebrado a 16 de Novembro de 2011!"

Certamente todos compreendem bem esta mudança de data, uma vez que todos gostam de ser lembrados no dia do aniversário propriamente dito. Sendo assim, acreditamos que também o Padre Kentenich terá alegria em ser festejado a 16 de Novembro. Recordamos neste contexto as palavras de sua mãe por ocasião do seu 41º aniversário, em 1926:
"No próximo mês, dia 16, já completarás 41 anos. Se continuares assim, bom e aplicado por outro tanto tempo, certamente vais para o céu".
Por estas palavras percebemos que Catarina Kentenich conhecia bem o seu filho.

Referente à data de nascimento do Padre Kentenich encontra-se uma explicação detalhada no livro: Os Anos Ocultos, Sociedade Mãe Rainha, 2008, pág. 19 à 21.

Irmã Elisa Görck

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...