terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conquista o Santuário - Assume a Missão!


O Encontro da JFS decorreu nos dias 18 e 19 de Novembro sob o lema do ano: "Conquista o Santuário - Assume a Missão". Participaram 38 jovens. Foi um encontro que contou com uma presença muito especial: a Ir.Maria Teresa, da Argentina. Ela veio de Schoenstatt para uma visita a Portugal. Dedicou uma hora para dialogar com as jovens, que fizeram muitas perguntas sobre a juventude da Argentina e também sobre a sua vocação e tarefa atual. À hora do lanche fez-se um pequeno agradecimento com uma rosa e um cartão personalizado e com as assinaturas de todas. Para nossa surpresa, afinal foi a Ir.Maria Teresa que acabou por presentear cada uma com um chocolate. A alegria reinou e os ecos sobre a sua presença foram muitos e bonitos.


No Ano do Santuário, tudo "gira" à sua volta. O Encontro foi preparado com muito carinho, começando com o empenho de duas jovens que dedicaram toda a tarde a fazer a sobremesas e pequenos Santuários, que apesar de não serem "perfeitos" em aparência, estavam deliciosos.


Depois da missa do dia 18, reunimo-nos na Casa Mater para dar início ao Encontro. A noite foi de convívio. Começou com uma breve apresentação, uma vez que estavam algumas jovens novas e depois de uma boa divisão por grupos iniciou-se o jogo sobre o Santuário, com perguntas, mímica e outras dinâmicas. As equipas defendiam um herói de Schoenstatt e o vencedor seria o herói a ser apresentado pela JFS na missa do próximo dia 18.


Depois desta "santa luta" de heróis, seguiu-se a vigília no Santuário, apesar do frio e da chuva e da hora tardia. Porém o espírito de herói estava bem presente e foram momentos para estar com Deus, com a Mater e consigo mesmo.


De manhã, o dia começou com ritmos bem dinâmicos para acordar bem, depois de uma noite bem curta. A boa disposição e alegria reinavam.  


Durante o dia, pudemos aprofundar ideal da JFS através da partilha e traçar objetivos. Durante uma hora, à tarde, tivemos uma atividade com as Apóstolas de Maria, as mais pequenas do Ramo da Juventude Feminina.  Construíram muitos pequenos santuários em 3D, que são uma proposta para a aspiração do Advento, para toda a Família de Schoenstatt. Queremos conhecer e conquistar tudo o que pertence ao Santuário.
O Encontro terminou com três testemunhos de elementos da JFS, com maneiras diferentes de estar e viver como JFS. Foram exemplos de vida bem concretos que incentivaram e motivaram a lutar, ainda mais, pelos ideais da JFS, que são fundamento para toda a vida.
MP 

 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...