terça-feira, 22 de novembro de 2011

O primeiro Santuário filial - Nueva Helvecia - Uruguai

Santuário de Nueva Helvecia

Como nasceu a ideia de construir um Santuário, igual ao Original?
"A Irmã Maria Clara tinha saído da Alemanha em 1938, com a ideia de construir um Santuário. Inclusive, trouxe consigo uma cópia do projecto do Santuário Original, sem ninguém saber.
A ideia de construir um santuário nasceu de uma necessidade imposta pelo apostolado. Em todas as casas, tanto na Argentina como no Uruguai, começamos imediatamente a trabalhar com grupos de Schoenstatt. Para isso era imprescindivel vincular as crianças, jovens e adultos com a fonte de graças: o Santuário.
Em 1941, surgiu o desejo unânime de construir um Santuário exactamente igual ao Original.
A Mãe de Deus fez-nos ver claramente que, para aqueles que não conheciam o Santuário, era impossível uma vinculação espiritual com um Santuário localizado na Europa e que pelos costumes e possibilidades daquele tempo, nunca iam poder visitar.
No início de Julho de 1942, durante a realização de um retiro espiritual, as vinte Irmãs de Maria, que estavam no Uruguai e Argentina, decidem partir para a construção dum Santuário.
Nesse encontro, chegaram às seguintes conclusões:
O Santuário a ser construído vai ser uma filial do Santuário Original e portanto deve permanecer sempre vinculado a ele. Quanto à sua eficácia, o Santuário filial recebe as graças que fluem do Santuário Original e por sua vez, aumenta o capital de graças dele. Vamos compará-lo a uma corrente subterrânea que flui a partir do Santuário Original e retorna enriquecida para ele.
Num quadro negro colocámos à direita e acima o Santuário Original e à esquerda em baixo o nosso Santuário. Ambos estão unidos por duas correntes. Mais tarde, que alegria tivemos quando o Pai e Fundador nos deu a mesma explicação gráfica que tínhamos feito, para esclarecer o problema.
Decidimos colocar a pedra fundamental em 18 de Outubro de 1942, como expressão dessa unidade.


No final de Novembro de 1944, chegou a resposta do Padre Kentenich a esta ideia de construir um Santuário filial:
"Na minha  prisão recebi a notícia que um novo Santuário tinha sido abençoado. Que a Mãe de Deus abençoe a todos os que se encontrem com Ela neste Santuário, que os transforme em homens e mulheres novos e os abrigue carinhosamente em seu coração. Que todos eles, sejam apóstolos ardentes que sem desanimar realizem os desejos de Deus."
Nueva Helvécia, Uruguai, o primeiro Santuário filial de Schoenstatt, foi benzido em 18 de Outubro de 1943."
(O texto integral foi escrito pelar Irmã Maria Ursula e publicado no site http://www.maeperegrina.com.br/,)

No ano da Corrente do Santuário, é importante conhecer um pouco da história do primeiro Santuário filial.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...