segunda-feira, 14 de junho de 2010

“Momentos que passam… saudades que ficam…”

Este ano são muitos os jovens da Juventude Feminina e Masculina de Schoenstatt que terminaram os seus cursos. Desta vez deixamos o testemunho da Sofia Vilarinho, finalista de Turismo.
---------------------------

Este foi o slogan da Queima das fitas de Coimbra 2010. Não podia ser mais perfeito para a minha última Queima (como estudante) e também para título da minha pequena redacção de finalista.


Há 3 anos concorri ao Ensino Superior. Estava pronta para pôr a Educação de Infância (sonho de toda a vida) para trás para tentar uma profissão que tivesse mais saída. Com medo da fama da cidade concorri para Coimbra e entrei.


Desde o início deste percurso nunca estive sozinha: a Marina (minha gafanhoa) acompanhou-me desde a Gafanha para as matrículas – as 2 caloiras. Fomos recebidas pela Maria Inês (que viria a ser a minha madrinha). Posteriormente, mais uma cara conhecida que nos transmite a segurança desejada no 1º dia de praxe – Susana Vilarinho e logo de seguida o Raul (o padrinho desconhecido, que se tornou um amigo). Para completar o pacote, mais duas amigas, melhores companhia de casa, de turma e de todas as aventuras – Joana e Cláudia.


Durante estes 3 anos não só eles preencheram a minha vida. Alguns vieram para ficar, outros deixaram apenas boas memórias…


No mar de rosas que foi esta época, recordo também os espinhos que me deixaram feridas e que através da família e dos meus amigos (que tanto amo e que me amam também – eu sei) fui curando.


Um obrigada a vocês, nomeados ou não, por me terem aturado, apoiado e por terem tido paciência quando não pude estar com vocês tanto quanto queríamos.


Agora a chegar ao fim, e olhando para trás, espero que o que aprendi nesta etapa e a pessoa livre – cidadã do mundo – que me tornei permitam ver o mundo com um olhar humano, empreendedor e futurista que a minha profissão exige.


Da cidade que temia só lembranças levo agora… Em Coimbra cresci como mulher, como filha, como amiga e até como mãe… completei-me e fui-me conhecendo.


Deixei que Coimbra fosse o ar que respirei, o sangue que me correu nas veias, por isso cresceu e viverá em mim sempre.


Partilho uma estrofe de uma música muito significativa para mim e para todos os estudantes de Coimbra:



Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p’rá vida.” 

"Balada De Despedida Do 5º Ano Do Jurídico"



Sofia Vilarinho, Finalista de Turismo.





1 comentário:

Anónimo disse...

A despedida é sempre um momento nostálgico. Saborear o passado é bom mas à frente está um mundo de oportunidades para continuares a crescer e a completar-te porque a obra nunca está completa.
A tua prosa mais parece um hino à Vida.
Persegue sempre o teu ideal sem te poupares a esforços elevando a fasquia para o máximo e o sucesso ficará ao teu alcance.
Parabéns, mil amigos, mil sucessos ...

Manacas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...