quarta-feira, 9 de junho de 2010

Encerramento do Ano Sacerdotal


O Vaticano recebe entre 9 e 11 de Junho de 2010, o encontro “Sacerdotes hoje”, que contará com testemunhos e contribuições artísticas relacionadas com a missão dos padres na actualidade.
Este congresso intitulado "Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote", vai reunir presbíteros, religiosos e leigos de mais de 70 nacionalidades, provenientes dos cinco continentes e  integra-se nas celebrações conclusivas do Ano Sacerdotal, que termina oficialmente em 11 de Junho.
O programa deste encontro é organizado pelos padres dos movimentos: Focolares, Schoenstatt, Renovação Carismática Católica Internacional, entre outros.

A sessão deste encontro divide-se em três partes: “Homens de Deus”, “Irmãos entre os irmãos” e “Profetas de um mundo novo”.
Cada secção é introduzida por um vídeo com um pensamento de Bento XVI e vai ser concluída com meditações dos fundadores dos Movimentos dos Focolares e de Schoenstatt, respectivamente Chiara Lubich e Padre José Kentenich.
Os padres de Schoenstatt darão seus testemunhos e apresentarão o nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich, bem como Carlos Leisner, como figuras sacerdotais para o nosso tempo.
Na parte oficial, na qual participará o Papa Bento XVI, durante a tarde do dia 10, numa vigília sacerdotal e ainda no dia 11 (sexta-feira) celebrará uma missa na Basílica de São Pedro, com a qual encerrará o Ano Sacerdotal.
No primeiro dia do encontro tem lugar uma conferência e oração sobre o tema “Conversão e Missão”. O segundo dia é dedicado ao tema: “Cenáculo: invocação ao Espírito Santo com Maria, em comunhão fraterna”.
O último dia do encontro, 11 de Junho, será dedicado ao tema: “Com Pedro em comunhão eclesial”.
Ainda na sexta feira dia 11, os padres de Schoenstatt organizam no Santuário de Roma (Belmonte) um encontro aberto a todos os sacerdotes schoenstatianos ou amigos de Schoenstatt, com o título: “Iluminado – Livre – Sacerdote para uma Igreja peregrina”.
Este encontro tem início às 16 horas.

Como disse o Papa Bento XVI na carta de abertura do ano sacerdotal:
“À Virgem Santíssima entrego este Ano Sacerdotal, pedindo-lhe para suscitar no ânimo de cada presbítero um generoso relançamento daqueles ideais de total doação a Cristo e à Igreja que inspiraram o pensamento e a acção do Santo Cura d’Ars.
Não obstante o mal que existe no mundo, ressoa sempre actual a palavra de Cristo aos seus Apóstolos, no Cenáculo: “No mundo sofrereis tribulações. Mas tende confiança: Eu venci o mundo” (João 16,33). A fé no divino Mestre dá-nos força para olhar confiadamente o futuro. Amados sacerdotes, Cristo conta convosco.”

Nestes três dias em que decorre o encontro de encerramento do ano sacerdotal, juntemos as nossas orações às dos sacerdotes reunidos em Roma e peçamos muitas graças para toda a Igreja e uma bênção muito especial aos nossos pastores.

Fami e Paulo

Fontes: Agência Ecclesia, Agência Zenit e Sacerdotiooggi.org.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...