terça-feira, 8 de junho de 2010

ENCONTRO

Festa da Igreja Diocesana de Aveiro. Um dia de alegria, partilha e manifestação de fé.
Padres, consagrados, seminaristas, leigos...
Comunidades, movimentos, catequese...
Famílias, crianças, jovens, adultos e idosos...
Todos juntos: uma grande família diocesana.
Aqui e acolá, sempre de novo, o ENCONTRO com o outro.
Na Eucaristia o ENCONTRO com Aquele nos une e faz família.
Uma diocese no ENCONTRO com o seu Bispo.

 D.António Francisco dos Santos

À chegada ao Parque de Exposições de Aveiro fomos recebidos com um amigável e sonoro "Bom dia" das crianças-escuteiros que estavam posicionados lateralmente à entrada. Um chapelinho de papel e o folheto com indicações e cânticos eucarísticos foram-nos presenteados. Um acolhimento que prometia.
Depois da oração rezada em três espaços destinados às crianças, aos jovens e aos adultos, chegou o momento central da nossa festa: a Eucaristia presidida pelo nosso Bispo, D. António Francisco. Não sei quantas pessoas estavam presentes, mas as bandeirinhas de papel de várias cores demonstravam que todos os arciprestados e provavelmente todas as paróquias se fizeram representar num bom número.
A Santa Missa foi embelezada pela qualidade dos cânticos em instrumental, vozes e ritmos. 

A Joana Rocha da JFS no violino

A presença dos sacerdotes foi muito significativa na unidade expressada nas estolas, presenteadas pelo seu Bispo por ocasião da Quinta-feira Santa. 
No final da Santa Missa tivemos um momento de sincera gratidão mútua entre o Bispo e sacerdotes, marcando o encerramento oficial pela diocese do Ano Sacerdotal. Foi muito especial o gesto que os sacerdotes manifestaram para com o seu Bispo oferecendo-lhe um imagem da Mãe de Deus, por quem o D.António Francisco demostra um amor especial. Entre outros presentes, cada sacerdote, diácono e seminarista recebeu do seu Bispo um terço que foi presente do Santo Padre durante a sua visita a Portugal. Na ocasião o Sr.Bispo D.António Francisco pediu ao Santo Padre a benção para todos os sacerdotes, especialmente para todos aqueles que lhe foram confiados, os da sua diocese. 
Ainda foram entregues os prémios relativos ao concurso "A minha Igreja".
Da parte da tarde tivemos muitas música, teatro e jogos. Um dia para não esquecer tão rapidamente e que nos deixa a certeza de querer participar no próximo ano.
Um obrigado a quem tornou esta Festa da Igreja Diocesana neste maravilhoso ENCONTRO.
MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...