domingo, 27 de junho de 2010

Jubileu (25 anos) da morte de João Luis Pozzobon


Hoje, dia 27 de Junho de 2010, celebram-se vinte e cinco anos da morte do Sr. João Pozzobon, que ocorreu no ano de 1985.
Na manhã cheia de nevoeiro, desse dia 27 de Junho, (ano do centenário do nascimento do Padre José Kentenich), João Pozzobon foi colhido por um camião, quando se dirigia para a Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt.
João Pozzobon foi o fundador e grande impulsionador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
Do livro “140.000 Km a caminho com a Virgem” da autoria do Padre Esteban Uriburu, retirámos um excerto, que nos fala sobre os primeiros contactos do senhor João Pozzobon com o Movimento de Schoenstatt:

“Eu não conhecia Schoenstatt, nem tão pouco sabia que existia. Começaram as pregações, aqueles retiros e quando os pregadores começaram a falar e a dar-nos conhecimento e explicar muito claramente assim, um ponto vital, um ponto de vida mesmo, veio para (dentro de) mim: comecei a prestar atenção à missão do Fundador. Primeiro explicaram bastante a missão do Fundador, que era um grande devoto de Maria e que viajava pelo mundo fora pregando e construindo Santuários e levando, afinal, assim essa grande missão, que nasceu em Schoenstatt, onde fica o Santuário original. Mas o que me tocou bastante foram os seus seguidores, José Engling e os seus companheiros… Aquele heroísmo, aquela vida de total amor à Mãe Rainha, amor à Mãe de Deus… E deram sua vida!
Então, lá pude compreender que precisava também fazer despertar um heroísmo. Não só por dever. Pelo dever somos obrigados a fazer, mas o heroísmo, esse heroísmo total (significa) entregar-se! Isto ficou gravado no meu coração desde aquelas pregações com a geração fundadora. Então, “volta em volta” eu gosto de ouvir, porque aquilo me faz um bem! Porque sinto mesmo a vida daqueles heróis, daqueles que renunciaram, daqueles que deram a sua vida pela Mãe. Então procurei também entrar nesse caminho.”

E que bem que o Sr. João Pozzobon entrou nesse caminho. Um longo (140.000 Km) e profícuo caminho, que fez com que a Mãe Peregrina se “espalhasse” por todo o mundo, visitasse milhares e milhares de famílias e derramasse as suas bênçãos por todas elas.

“Seja noite ou seja dia,
Faça sol ou chuva fina,
Vai João em romaria
Com a Virgem Peregrina,
Não se assusta da invernia
Nem do vento ou da neblina,
Pois celebra a liturgia
Do Rosário à Mãe Divina.”

(Poesia do livro “A maravilhosa obra de um homem a pé” do Padre Ilvo Santo Roratto).

João Pozzobon exclamou certo dia:
“Se um dia me encontrarem morto à beira da estrada, saibam que morri de alegria.”

A Mãe Rainha e Vencedora três Vezes Admirável, assim o permitiu.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...